sexta-feira, 18 de maio de 2012

Psicologia do Desenvolvimento ( Lista de Filmes para Avaliação)

Olá Alunos,

Segue a baixo a lista de filmes sobre o tema da avaliação. Escolham um e façam a análise critica debatendo o tema da adolescência.


La Luna:
Cantora americana de ópera viaja com seu filho adolescente Joe para uma longa turnê na Itália. Absorvida por seu trabalho, Caterina choca-se com a descoberta de que seu problemático e solitário filho está viciado em heroína. Seu desepero em ajudar a curar seu filho resulta numa realação incestuosa entre eles e, além disso, na possibilidade de um reecontro dele com seu pai verdadeiro, cuja existência ela sempre manteve em segredo.
Fala sobre claramente das questões libidinais da Adolescência (complexo de Édipo e castração).

100 Escovadas Antes de Dormir:



Melissa (Maria Valverde) é uma inocente garota siciliana, que tem apenas 16 anos. Ela se sente distante dos pais, já que seu pai vive viajando e sua mãe está concentrada apenas em seu próprio mundo, sem notar as mudanças pelas quais sua filha está passando ao se tornar uma mulher. Na escola Melissa passa o dia sonhando com Daniele (Primo Reggiani), um colega de classe por quem nutre uma paixão adolescente mas que a ignora solenemente. Até que, um dia, Daniele decide convidar Melissa para sair. Encantada, ela aceita de imediato. Seduzida, Melissa é iniciada no sexo e passa a participar dos jogos sádicos de Daniele e de seu amigo Arnaldo (Elio Germano). Desnorteada e sentindo-se humilhada pelo ocorrido, ela passa a se educar sobre o sexo e ter ousados encontros com vários homens.

Fala da relção pais e filho, além da descoberta e exploração da sexualidade, além dos limites e regras. Trabalha a crise entre outros conceitos.  Filme pesado porém muito bom, recomendo muito quem quera ver as questões em crise e fora do tradicional.


O Arco:

Em um barco de pesca no mar, um homem de 60 anos tem criado uma menina desde que ela era um bebê. O combinado é que eles se casariam quando ela completasse 17 anos, e falta apenas um ano para isso. Eles vivem uma existência tranqüila e reclusa, rezando e alugando o barco para pescadores, até que suas vidas são alteradas com o embarque de um estudante adolescente. Nesse momento vem o aflorar a vergonha da moça junto com a descoberta da sexualidade e o desejo de liberdade. Presa entre o deve e o novo.

Varias questão da adolescencia é trabalho nesse filme, muito bom, poetico, além do complexo de Édipo e da relação incestuosa, que espiritualmente acontece em vias de fato. Recomendo muito esse filme.


Educação:


Jenny Carey (Carey Mulligan) tem 16 anos e vive com a família no subúrbio londrino em 1961. Inteligente e bela, sofre com o tédio de seus dias de adolescente e aguarda impacientemente a chegada da vida adulta. Seus pais alimentam o sonho de que ela vá estudar em Oxford, mas a moça se vê atraída por um outro tipo de vida. Quando conhece David (Peter Sarsgaard), homem charmoso e cosmopolita de trinta e poucos anos, vê um mundo novo se abrir diante de si. Ele a leva a concertos de música clássica, a leilões de arte, e a faz descobrir o glamour da noite, deixando-a em um dilema entre a educação formal e o aprendizado da vida.

Ótimo filme pra quem prefere algo mais leve.

Desejo e Reparação:

Em 1935, no dia mais quente do ano na Inglaterra, Briony Talles (Romola Garai) e sua família se reúnem num fim de semana na mansão familiar. O momento político é de tensão, por conta da 2ª Guerra Mundial. Em meio ao calor opressivo emergem antigos ressentimentos familiares. Cinco anos antes, Briony, então aos 13 anos, usa sua imaginação de escritora principiante para acusar Robbie Turner (James McAvoy), o filho do caseiro e amante da sua irmã mais velha Cecília (Keira Knightley), de um crime que ele não cometeu. A acusação na época destruiu o amor da irmã e alterou de forma dramática várias vidas. Bom filme a adolecencia não é o foco, mas trata bem dela secundariamente tanto na pessoa de Briony como de suas colegas.

O estudante:

Chano (Jorge Lavat) tem 60 anos e resolveu se inscrever para cursar Literatura na faculdade. Com isso ele passa a lidar com os jovens, um universo bastante diferente do qual está acostumado. Entretanto, sempre tendo Dom Quixote como exemplo maior, ele enfrenta as barreiras causadas pela diferença de idade e faz novos amigos. Até que um dia um acontecimento inesperado o atinge em cheio, fazendo com que seus novos amigos tenham que auxiliá-lo.

Filme bem leve e bonito, fala do contextos jovem da atualidade, na tentativa de chano em conhecé-los e interagir com eles. Bem interessante. E fala do intercambio saudavel entre a adolecencia e a terceira idade.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Psicologia geral (Lista de Filme para Avaliação)

Segue a baixo a lista de filmes para a avaliação da disciplina.
Trabalho deve ser entregue dia 22 de maio. 

Segunda-feira ao sol:

Uma cidade costeira no norte da Espanha sofre com seu isolamento quando seus estaleiros começam a ser fechados, deixando vários trabalhadores desempregados à mercê de pequenas ocupações temporárias. Entre eles está Santa (Javier Bardem), um machão rebelde e auto-suficiente que se recusa a admitir o fracasso. Mas a verdade é que ele e seus companheiros, dos quais ele se torna uma espécie de líder, são perdedores completos, mergulhados no alcoolismo e em crises familiares.

O corte:

Bruno Davert (José Garcia) é um executivo francês, que perde seu emprego. Dois anos depois ele continua desempregado, o que o leva ao desespero. Decidido a recuperar o antigo cargo, ele decide matar seu atual ocupante e todos os candidatos da empresa em que trabalhava com potencial para ocupá-lo.

Geração prozac:

Elizabeth Wurtzel (Christina Ricci) é uma brilhante estudante, que tem planos de estudar Jornalismo na conceituada universidade de Harvard. Entretanto problemas familiares fazem com que Elizabeth entre em profunda depressão, o que coloca seus planos em risco. Aos poucos suas noites de trabalho, sempre regadas a drogas, e sua instabilidade emocional a afastam de Ruby (Michelle Williams), sua melhor amiga, e também de seu namorado. Decidida a procurar ajuda profissional, Elizabeth marca uma consulta com a Dra. Diana Sterling (Anne Heche), que lhe receita o antidepressivo Prozac.

500 dias com ela:

Tom Hansen (Joseph Gordon-Levitt) está em uma reunião com seu chefe, Vance (Clark Gregg), quando ele apresenta sua nova assistente, Summer Finn (Zooey Deschanel). Tom logo fica impressionado com sua beleza, o que faz com que tente, nas duas semanas seguintes, realizar algum tipo de contato. Sua grande chance surge quando seu melhor amigo o convida a ir em um karaokê, onde os colegas de trabalho costumam ir. Lá Tom encontra Summer. Eles também cantam e conversam sobre o amor, dando início a um relacionamento.

Sylvia - Paixão Além de Palavras:

A história de Sylvia Plath (Gwyneth Paltrow), uma das mais famosas novelistas da literatura norte-americana. Nascida em Boston durante a Grande Depressão, Sylvia ainda jovem tentou cometer suicídio, na casa de sua mãe. Ela viaja à Inglaterra para estudar em Cambridge e lá conhece o jovem poeta Ted Hughes (Daniel Craig), por quem se apaixona e vive um longo romance.

Psicologia geral (Aula de transferência)

Nota de aula:
Transferência


Lugar

“O vazio do porta-retrato
Abre espaço para uma rosto
Desconhecido.
E eu reconheço a repetição do fato:
Ali será a vitrine
Do próximo amor
Recém-nascido.”(Claudia Schroeder)

Língua

“O meu amor não merece tantos erros de português
A conjugação errada
Do passado
Enquanto a regra aponta que é presente
Que entre nós o futuro
Nunca estará ausente.
Vivemos em gerúndio
Todo dia
Nos amando, quem diria.
Por isso, o meu amor não merece
A tristeza, a incerteza, a traição
Nem tantos outros erros meus
Como o excesso de vírgulas
Pontos finais
E o uso inniterrupto
Da palavra não.
O meu amor não merece tantos erros da minha língua
Quando ela deveria apenas
Permanecer
Dentro de sua boca.”(Claudia Schroeder)


Transferência é uma pratica do desencontro, aonde essa não se sustenta por uma relação igualitária de dois. Aonde se desliza algo na direção do profissional que advém de outro espaço e tempo do sujeito.  Na transferência se refere inconscientemente a um objeto que reflete outro.




A dinâmica da transferência : (Freud)


Repetição relação mãe- bebê


“Uma parte daquele impulso que determina a vida erótica, passa por todo o desenvolvimento psíquico, esta na consciência, mas outro foi retido no curso no desenvolvimento afastado da consciência da personalidade, ficou todo no ICS, ou nas fantasias. “ Segundo Freud


 O sujeito nunca poderá fugir ou se destituir completamente da relação com o outro.


O profissional tem de renunciar sua posição narcísica de receber o amor do outro, de saber a transferência é um erro de pessoa, renunciar seu gozo narcísico.


Tipos de Transferências:


positiva: amor transferencial, amor a falta.
negativa: agressiva ou erótica, não aceitação da falta.



A dinâmica da transferência : (Lacan)


Transferência é um amor genuíno em busca de um objeto perdido.


O amor tem uma anulação do simbólico e aproximação com o imaginário.  Busca retornar uma completude perdida. Uma saudade de uma unidade originária (Mãe-bebê), porem é impossível essa restauração.


Contra-Transferencia é algo de não analisável no profissional, seus próprios demônios, não é simples ou fácil se colocar nessa posição de objeto a, objeto que causa o outro.


Referência:
ROUDINESCO, Elisabeth e PLON, Michel. Dicionário de Psicanálise. Rio de janeiro: Zahar,1998
SCHROEDER, Claudia. Leia-me toda. Porto Alegre: Dublinense,2010.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Relação interpessoais (mal-estar na atualidade)

Na atualidade temos novas formas de subjetivação que circuscreve um novo campo para se pensar o mal-estar. No campo de saber da psicanalise se estuda o mal-estar pelos destinos do desejo.

Crise entre:
pulsão particular   e  civilização geral = mal-estar.
Ser humano tem uma condição tragica de sujeito.
O mal - estar é o que nos deixa dividido, o ver navios no caos do vazio.
Se sofre com o corpo e mente, porém a modernidade separou corpo e mente, para ser  possivel se vender a força de trabalho.
Modernidade cria conceito de privado e individualidade.
Na atualidade temos uma demasia do particular, um eu exibiciinista e auto-centrado.
Na nossa sociedade temos uma dificuldade de aceitação das diferenças do outro.O que exige que todos tem de ser iguais, surgindo dois lugares discursivo de mestre - Perverso e de objeto - masoquista. nessa relação eu posso gozar do corpo do outro e o outro do meu.