quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Psicologia do desenvolvimento II ( Filmes para 4 tema da avaliação)

Filmes para quem escolher o 4 tema da avaliação:

Sobre a sexualidade infantil :

Onde vivem os mostros:

Um dos melhores filme para trabalhar a questão do desenvolvimento infantil, conta a história de como uma criança ver sua mãe e irmãos. Trabalha as fases oral, anal e falica. A Relação mãe bebê como completude, tem a cena de ser devorado pela mãe. Fala da separação da criança com a mãe e agressividade. Complexo de édipo e castração.

Minha vida cor de rosa:

Conta a história de um menino que diz que é uma menina, brinca de boneca, usa cabelo grande e vestido. E tem toda uma teoria sobre a diferença sexual de ele ser assim diferente.
Também um filme maravilhoso que trabalha bem a questão do desenvolvimento psicosexual de Freud, relação familiar e sobre tudo desejos e complexo de Édipo. E o feminino

Sobre a sexualidade na puberdade:

La Luna:

Cantora americana de ópera viaja com seu filho adolescente Joe para uma longa turnê na Itália. Absorvida por seu trabalho, Caterina choca-se com a descoberta de que seu problemático e solitário filho está viciado em heroína. Seu desespero em ajudar a curar seu filho resulta numa relação incestuosa entre eles e, além disso, na possibilidade de um reencontro dele com seu pai verdadeiro, cuja existência ela sempre manteve em segredo.

Fala sobre complexo de Édipo e castração no menino. Além da Puberdade, crise de identidade, retorno das pulsões auto-eroticas.


O Arco:

Em um barco de pesca no mar, um homem de 60 anos tem criado uma menina desde que ela era um bebê. O combinado é que eles se casariam quando ela completasse 17 anos, e falta apenas um ano para isso. Eles vivem uma existência tranqüila e reclusa, rezando e alugando o barco para pescadores, até que suas vidas são alteradas com o embarque de um estudante adolescente. Nesse momento vem o aflorar a vergonha da moça junto com a descoberta da sexualidade e o desejo de liberdade. Presa entre o deve e o novo.

Varias questão da adolescência é trabalho nesse filme, muito bom, poético, além do complexo de Édipo e da relação incestuosa, que espiritualmente acontece em vias de fato. Recomendo muito esse filme.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

psicologia da aprendizagem aula IV: (Questionário:)

Prof: Camila Guimarães
Disciplina: psicologia da aprendizagem

Questionário:

1-O que significa o primado do objeto?
2-Qual a base do conhecimento? Em que ele consiste?
 3-O que é ciência?
4- Em poucas palavras explique o que é analise funcional do comportamento?
5-No modelo comportamental do ensino que elementos são valorizados e que elementos são desprezados?
6-Defina ensino para a abordagem comportamentalista?
 7-Defina a concepção de homem da abordagem comportamentalista?  Relacione a idéia de liberdade, ciência, auto-controle e seleção.
8- O que são contingências de reforço?

9- Explique porque a noção de mérito pessoal é incompatível com a psicologia comportamental?
10- O que preocupou Skinner e o que não o preocupou em relação ao processo de aprendizagem?
11- Explique a relação entre ontogênese e filogênese da inteligência? 
12-Qual o objetivo do sistema educacional?
13- Explique “o objetivo último da educação é que os indivíduos sejam os próprios dispensadores dos reforços que elicitam seus comportamento”(p. 28)
14- Qual a função da escola?
15- Qual a critica do Skinner fez à escola existente?

16- Defina a aprendizagem para os comportamentalistas. Use suas palavras.
17- O que é ensino?
18- O que dificulta o planejamento de situações adequadas de ensino-aprendizagem?
19- O que são e qual a importância dos comportamentos auto-gerados dentro do processo de ensino-aprendizagem?

20- Para analise do comportamento, apesar de não existir modelos, ou sistemas, idéias de instrução, alguns elementos devem ser sempre levados em consideração. Quais?
21- Para Skinner qualquer comportamento pode ter seu ensino planejado. Qual o único pré-requisito?
22- O que garante a aprendizagem?

23- Qual a responsabilidade do professor na abordagem?
24- Que aspecto da abordagem comportamental a leva a valorizar a individualização do ensino?
25- Por que a analise do comportamento enfatiza a individualização do ensino?
26- Ao invés de buscar explicar porque o aluno aprende, Skinner se preocupou com o que?
           
27- Qual o principio que caracteriza a instrução programada?
28- Qual a justificativa da avaliação no inicio e no final do processo de ensino-aprendizagem?
29- Explique: “a avaliação surgi como parte integrante das próprias condições para a  ocorrência da aprendizagem.” (p. 35)

 30- Aponte uma semelhança e uma diferença entre a abordagem tradicional e comportamental?
 

Psicologia da Aprendizagem Aula III (A influência da abordagem comportamental na educação)

Nota de aula: A influência da abordagem comportamental na educação.



Para Skinner a educação é uma agência que responde por estabelecer comportamentos que vão ser vantajosos para essa pessoa ou para outros em um momento futuro. Tem a função de controle de comportamentos dos indivíduos, além da aquisição de um repertório comportamental que garantirá sua sobrevivência e da cultura.

A instituição educacional deve fornecer uma formação que lhe garanta o acesso aos conhecimentos socialmente acumulados, além de aquisição dos comportamentos de autogoverno, capacitando a atuar em novas contingências com flexibilidade.

Skinner tem uma visão não mentalista de ensino, tendo assim uma concepção de manejo e planejamento de contingências.  Os problemas de aprendizagem não mais se focalizam em traços cognitivos do aluno, mas nas contingências ambientais em que ele está inserido.

Contributo da abordagem comportamental ao processo educacional:
·         Maior rigor e eficácia, ao definir os passos de intervenção.
·        Utilização de reforços na aquisição e extinção dos comportamentos. 
·        Os reforços positivos e negativos acompanham a ação,
·        Já a punição vem posterior a ação.
·        Modelagem é o ensino gradual da resposta desejada reforçando as sucessivas aproximações á conduta final.
·        Para Skinner os eventos privados não tem a dimensão de causa do comportamento humano.
·        O foco na abordagem comportamental é na interação do aluno com o meio ambiente.
·        A recompensa na escola com premiações deve ser usada com cautela, em princípio ajuda na aprendizagem, porém se utilizado de formas indevidas pode levar a obediência cega, diminuindo a criatividade e elevando um ambiente de competitividade, e graves frustrações se não alcançar essas premiações.  

Na visão comportamental: “Dizemos que uma criança tem hábitos de estudo adequados quando ela emite uma classe de respostas acadêmicas, que se repetem num dado contexto, de modo estável e que resultem num produto comportamental que torna possível medir o resultado do processo de aprendizagem” (HÜBNER e MARINOTTI,2004)
Intervenções na promoção dos hábitos adequados de estudo:
·        Fazer a atividade da escola primeiro e logo depois de seu termino fazer algo que goste muito
·        Fazer essas atividades escolares no mesmo local e hora do dia.
·        Dar intervalos entre uma etapa concluída da atividade e inicio de uma nova.
·        Fazer primeiro as mais difíceis tarefas .
·        Fazer um planejamento das atividades de rotina e estudo.
·        A criança deve partir do seu repertorio aprendido para aprender um novo comportamento, quando a criança efetua um produto dos comportamentos que fazem parte da classe de estudar adequadamente se teve fornecer reforços positivos e verbalizar desafios para essa criança de estimulo a esses comportamentos.
·        Pais e professores que focam o mal comportamento, os castigando e dando punições, os desvalorizando, como sendo eles culpados pelo baixo desempenho exclusivamente, favorece a construção de autoconceito negativo nessas crianças.
·        Facilidade de seguir regras quando a conseqüência é carinho, reforça a responsabilidade da criança. Estabelecer direitos e deveres.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Psicologia da Aprendizagem aula II: ( Piaget)

Nota de Aula Desenvolvimento de Piaget:

·        Qual o objetivo da Teoria de Piaget?
A grande preocupação da teoria é desvendar os mecanismos processuais do pensamento do homem, desde o início da sua vida até a idade adulta.

Piaget sustenta que a gênese do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto.


·        O conceito de equilibração:
O conceito de equilibração torna-se especialmente marcante na teoria de Piaget, pois ele representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano. Trata-se de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana, mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido.

O equilíbrio é o norte que o organismo almeja mas que paradoxalmente nunca alcança, haja vista que no processo de interação podem ocorrer desajustes do meio ambiente que rompem com o estado de equilíbrio do organismo, eliciando esforços para que a adaptação se restabeleça. Essa busca do organismo por novas formas de adaptação envolvem dois mecanismos que apesar de distintos são indissociáveis e que se complementam: a assimilação e a acomodação.
·        A assimilação:
Consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência. Representa um processo contínuo na medida em que o indivíduo está em constante atividade de interpretação da realidade que o rodeia e, conseqüentemente, tendo que se adaptar a ela. Como o processo de assimilação representa sempre uma tentativa de integração de aspectos experienciais aos esquemas previamente estruturados, ao entrar em contato com o objeto do conhecimento o indivíduo busca retirar dele as informações que lhe interessam deixando outras que não lhe são tão importantes, visando sempre a restabelecer a equilibração do organismo.
·        A acomodação:
Consiste na capacidade de modificação da estrutura mental antiga para dar conta de dominar um novo objeto do conhecimento. Quer dizer, a acomodação representa "o momento da ação do objeto sobre o sujeito"  emergindo, portanto, como o elemento complementar das interações sujeito-objeto.  Em síntese, toda experiência é assimilada a uma estrutura de idéias já existentes (esquemas) podendo provocar uma transformação nesses esquemas, ou seja, gerando um processo de acomodação.

·        Estágios do desenvolvimento:

Esquema é uma forma específica de organizar o pensamento. Existe quatro Esquemas bases de Piaget. Todas as pessoas passam por esses estágios, aonde para chegar no estágio avançado é necessário passar pelo anterior. Para se alcançar um outro esquema ou estágio é preciso:
Assimilação – acomodação (ocorrendo entre eles um desequilíbrio)

Cada estágio tem um período básico para cada esquema (normal) com faixa etárias, essas não são fixas podendo ter uma folga de 2 anos, que a pessoas estarão dentro da normalidade. Só depois desses dois anos a mais é problemática a situação.


·        Desenvolvimento Cognitivo:

1-     Sensório motor: (0-2)
Reflexo-reação
Conservação do objeto
Olhar na direção do som

Nota:
Forma da criança pensar não é linguística, não é uma forma elaborada de raciocínio, sim física. Organizar o que cheira, sente e o motor. Percebe a realidade e agi fisicamente sobre a realidade. Não modifica muito o meio, posição passiva. Atua no reflexo e reação. Só entra no esquema o que ela percebe ou agi sobre a coisa. Se não ver o objeto (não encaixa no esquema) Olha na direção do objeto -> está aprendendo isso.

2-     Pré-operatório: (2-7)
Realismo nominal
Egocentrismo
Animismo
Conservação de sólido e líquido.
Seriação (5 anos)
Classificação (7 anos)

Notas:
Mais complexo. Operatório é no sentido de ação, pré-ação. Quando tudo aqui for alcançado vai está na operações concretas. Esse é o estágio pré-manipulatorio.
A linguagem é presa ao objeto. A palavra tem direção direta com a realidade, realidade ao nome das coisas, não crê que possa existir só no simbólico.

Egocentrismo (ela é o centro do mundo, sempre sua referencia)

Animismo ( alma) atribui vida a coisas que não tem. “A cadeira é má.”

Aprende a conservação do sólido e líquido: não percebe antes que a quantidade não muda com a modificação da forma. Não depende da forma. Aprende que se conserva a quantidade.

Não entende a seriação ( contar os números) só com 5 anos. Já a classificação com 7 anos, as coisas pertencem a grupos.

Ao aprender tudo isso a criança passa de estagio.  

3-     Operações concretas: (7-12)
Classes e subclasses
Relação

Notas:
A divisão de classes em outras pequenas classes se dá nesse nível. Fazer operações mentais sobre objetos, dês que esses sejam minimamente concertos. Trabalha com pasta e subpastas. Estabelece relações entre elas.
Tem de ter relação direta e concreta com a realidade, tem de visualizar.

4-     Operações formais: (12- …)
Raciocínio hipotético-dedutivo
Formas X conteúdo.

Notas:
A forma prevalece sobre o conteúdo. Não precisa do auxílio da realidade. Questiona a forma do argumento e não a veracidade dos fatos.
Ciência se encaixa aqui com o raciocínio hipotético-dedutivo Você pensa no se (hipótese) como se fosse verdade e não na realidade. Raciocínio sobre o raciocínio e não sobre a realidade.


·        Desenvolvimento Moral:

1-Anomia:
Ausência de lei, ocorre no sensório motor. Ocorre também no egocentrismo não ver o ponto de vista do outro, porque não os ver.

2-Heteronomia:
Segue a lei do outro, não cria a lei, não produz, mas a segue. Ou seja, não entende o principio só as lei, por isso não produz. Para produzir a lei tem de está na fase de operações formais. Nesse estágio não ver o por trás da lei, o que a sustenta e regula.

3-Autonomia:
Você faz a lei. Ocorre nas operações formais, entende os princípios que regem as leis e você se regula e as cria.  Só 1/3 das pessoas chegam a pensar assim no ocidente. Na autonomia sabe fazer a regra, não precisa que lhe der regras.