Nota de Aula:
¢Sistema coerente de conceitos logicamente co-relacionados que organizam uma pratica.
¢Teorias do Desenvolvimento humano, organizam as transformações do ser humano.
Três aspecto estudados nas teorias:
¢A importância do ambiente ou da hereditariedade.
¢Sujeito: Ativo- Passivo.
¢Desenvolvimento continuo ou em etapas.
Mecanicismo:
¢Sujeito passivo.
¢Estímulos determina o homem.Organismica:
¢Sujeito Ativo ( domina seu crescimento, controla estímulos)
¢Motivação interna em busca do crescimento.¢Ambiente não causa desenvolvimento, mas pode agilizar.
Perspectiva psicanalítica: ( Freud)
¢Perturbações emocionais vem de traumas não exprimidos.
¢O desenvolvimento é psicosexual. Aqui se trata da maturação da personalidade.¢Sujeito constantemente em relação com o Outro.
¢Sujeito ativo não é pré-determinado, porém o meio também é importante.
¢Fase de estruturação da personalidade e formação do EU : oral, anal, fálica.
Erik Erikson:
¢Desenvolvimento psicossocial. Maior importância aos fatores sociais na relação que estrutura o Eu.
¢Discípulo de Freud.¢Organiza essa estruturação ao longo da vida do ser humano em fases de crises. São oito estágios.
¢Crise---> momento de conflite entre dois pólos ambivalentes. Um positivo outro negativo.
Perspectiva da Aprendizagem:
¢Comportamento observável.
¢Desenvolvimento é produto da aprendizagem.¢Aprendizagem é uma modificação do comportamento com uma experiência ou adaptação ao meio.
Behaviorismo:
¢ Fundador Watson. ( metodológico)
¢Comportamento clássico:
¢S -> R
¢Skinner inovador com o Radical.
¢Comportamento operante:¢S->C->R
¢Reforços : aumenta a freqüência de um comportamento.
¢Positivo. ( conseqüência positiva)
¢Negativo. ( retirada de estimulo aversivo)
¢Punição e extinção: diminui a freqüência de um comportamento
¢Extinção: retirada da conseqüência reforçadora.
¢Punição: apresenta um estimulo aversivo.
Sociocognitiva:
¢Fundador Bandura.
¢Outra perspectiva do comportamento. Existe o organismo.¢Organismo ativo: cria e altera o ambiente.
¢Animal e homem diferentes.
Aprende por imitação de modelos
Perspectiva humanista:
¢1950-60.
¢Maslow e Rogers.¢Ser humano em constante transformação, livre e sem amarras, seja do meio ou de fantasmas inconscientes.
¢Homem vir-à-ser
¢Desenvolvimento ativo e continuo.
¢Importante valores, sentimentos e esperanças.
Perspectiva Cognitiva:
¢Preocupa-se com os processos de pensamentos e com o comportamento que reflete tais processos.
¢Principal ponto ao estágios cognitivos de Piaget.¢A teoria construtivista vê o indivíduo como criador do seu próprio conhecimento, ao processar a informação obtida pela experiência.
Teoria dos Estágios Cognitivos de Jean Piaget:
¢Foco nos Processos mentais.
¢Seres ativos com seus impulsos internos atualizando seu esquema.¢Desenvolvimento cognitivo como produto dos esforços das criança para atuar no mundo.
¢Método clínico: observação de crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário