CENTRO/FACULDADE: Centro de estudos sociais aplicados
|
|||
CURSO: Serviço social
|
|||
DISCIPLINA
|
|||
DENOMINAÇÃO:
|
Código
|
Crédito
|
C/H
|
Oficia
em psicologia
|
02
|
34
|
OBJETIVOS
|
Propiciar
ao estudante do Curso de Serviço social uma vivência pratica sobre temas da
psicologia. Possibilitar o estudo sobre o processo do grupo, considerando a
subjetividade, um processo de produção e reprodução de vida em grupal.
Analisar criticamente os processos de subjetivação na sociedade
contemporânea. Sensibilizar o estudante de Serviço Social para a importância
da psicologia na construção de saberes.
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
UNIDADE
I: Teorias sobre o processo grupal.
1.1.
Psicologia das Massas e análise do Eu
1.2.
O facilitador dos grupos e postura ética.
UNIDADE
II: Terceira idade
2.1- educação do idoso 2.2- sexualidade do idoso Unidade III: adolescência 3.1-Construção do conceito 3.2- pefil atual 3.3- forma de intervenções Unidade IV: Sociedade atal
4.1.
Conceituação subjetiva do sujeito contemporâneo.
4.2.
Mal estar na contemporaneidade.
4.3.
Os processos de adoecimentos na contemporaneidade.
|
METODOLOGIA
|
Do
Ato de ensino, possibilitando ao aluno uma aprendizagem significativa,
através de vivencias e debates grupais, reflexões teóricas, trocas de
experiências, dinâmicas de ensino e de crescimento pessoal.
|
AVALIAÇÃO
|
As
avaliações serão continuas do processo de aprendizagem da turma e de suas
necessidades. Os critérios de avaliação serão determinados em função dos
objetivos propostos, sendo aspectos analisados: a assiduidade,
comprometimento com a disciplina e aprendizagem dos conteúdos ministrados. A
avaliação do processo de ensino-aprendizagem se dará através de análise
crítica das atividades.
|
Textos:
FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu e
outros textos. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das
Letras, 2011. p 13-113.
TALLARICO, Luciano. Manual de Jogos, Dinâmicas e atividades de grupo. Petrópolis –RJ:
Vozes, 2010.
BIRMAN, Joel. Mal-estar
na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. Rio de
Janeiro: Civilização brasileira, 1999.15-26.
ROUDINESCO, Elisabeth. Por que a Psicanálise? Rio de Janeiro: Zahar, 2000. P -13- 41.
Agenda
Atividades:
1- Terceira Idade :
Analisar o romance o Memórias de minhas Putas Tristes de Gabriel Garcia Marquez.
Livro no link: http://casadopdf.blogspot.com.br/2014/01/pdf-memorias-de-minhas-putas-tristes-de.html
E construir uma resenha crítica sobre o tema do envelhecimento, sexualidade e qualidade de vida.
2- Adolescência:
Construir uma resenha critica sobre um dos filmes abaixo analisando o personagem adolescente do filme.
Juno
100 escovadas antes de dormir
As vantagens de ser invisível
Hoje eu quero voltar sozinho
1- Terceira Idade :
Analisar o romance o Memórias de minhas Putas Tristes de Gabriel Garcia Marquez.
Livro no link: http://casadopdf.blogspot.com.br/2014/01/pdf-memorias-de-minhas-putas-tristes-de.html
E construir uma resenha crítica sobre o tema do envelhecimento, sexualidade e qualidade de vida.
2- Adolescência:
Construir uma resenha critica sobre um dos filmes abaixo analisando o personagem adolescente do filme.
Juno
100 escovadas antes de dormir
As vantagens de ser invisível
Hoje eu quero voltar sozinho
3- Psicologia das Massas:
Responder a Ficha de leitura desse livro.
FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p 13-113.
Responder a Ficha de leitura desse livro.
FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p 13-113.
Ficha de Leitura:
O que é uma alma coletiva?
Justifique: "A massa é impulsiva, volúvel e excitável." (FREUD, 2011,p.25)
Quais as principais condições para elevação da vida animica de um grupo segundo Mc. Dougall?
O que é segundo Freud sugestão e libido dentro de um grupo?
Explique o funcionamento e organização da massa do exército.
Como acontece o processo de enamoramento dentro de um grupo?
4- Construir uma intervenção:
Pensando um dos temas da oficina construa uma intervenção possivel em um grupo, na sua atuação de serviço social.
Aula dia 15 de junho:
Debate dos textos sobre adolescentes.
Aula dia 22 de junho:
Debate do texto psicologia das massas e ficha de leitura
Aula dia 29 de junho:
encerramento das aula com debate sobre as intervenções e fechamento
Pensando um dos temas da oficina construa uma intervenção possivel em um grupo, na sua atuação de serviço social.
Aula dia 15 de junho:
Debate dos textos sobre adolescentes.
Aula dia 22 de junho:
Debate do texto psicologia das massas e ficha de leitura
Aula dia 29 de junho:
encerramento das aula com debate sobre as intervenções e fechamento
Quando será o último encontro pra entrega dos trabalhos?
ResponderExcluir