Governo do Estado do Ceará
Secretaria
da Ciência Tecnologia e Educação Superior
Universidade
Estadual do Ceará – UECE
Centro
de Humanidades – CH
Coordenação
do Curso de Psicologia
Av.
Luciano Carneiro,345 – 60410-690 Fortaleza,Ceará, Brasil
Fone (85) 31012030
ramal 213 – FAX (85) 31012026
CENTRO/FACULDADE:
CENTRO DE HUMANIDADES
|
|||
CURSO:
PSICOLOGIA
|
|||
DISCIPLINA:
|
|||
DENOMINAÇÃO:
|
CÓDIGO
|
CRÉDITOS
|
C/H
|
Orientação
Profissional
|
CL582
|
04
|
68
|
EMENTA
|
|||
Análise
das variáveis sociais, econômicas, políticas e psicológicas que interferem na
escolha profissional. Planejamento, execução e avaliação da Orientação
Vocacional.
|
OBJETIVOS
|
Proporcionar subsídios teóricos e
operacionais á atuação do profissional de psicologia no âmbito da seleção e
da orientação profissional.
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
|
UNIDADE I – O conceito de orientação
profissional
Determinantes históricos;
Principais correntes teóricas;
Conceituação da orientação
profissional;
As transformações no mundo do trabalho
e suas implicações para a seleção profissional.
UNIDADE II – Gestão de Carreiras
Conceituação e debate sobre carreiras;
Gestão de carreira organizacional;
Gestão de carreira pessoal;
Aconselhamento Psicológico para a
carreira: refletindo uma prática.
UNIDADE III – Vocação, escolha e
profissão
A adolescência e a escolha vocacional;
A questão dos métodos de orientação
profissional;
Bateria de testes vocacionais;
O manejo das técnicas de orientação.
|
METODOLOGIA
|
||||
Do Ato de ensino, possibilitando ao
aluno uma aprendizagem significativa, através de vivencias e debates grupais,
reflexões teóricas, trocas de experiências, dinâmicas de ensino e de
crescimento pessoal.
|
Agenda:
1 de junho:
Apresentação do Programa dos alunos e da Professora.
Apostila com os textos na mais copias
3 de Junho:
Debate sobre a História da Orientação profisisonal.
Texto:
MOURA, Cynthia Borges de. Orientação profissional: sob enfoque da análise do comportamento. 3 ed.Campinas-SP: Alínea, 2011.p. 11-21
slides:
http://www.alfarrabiodoanalista.blogspot.com.br/2015/06/orientacao-profissional-breve-historico.html
8 de junho:
Continuação do texto
MOURA, Cynthia Borges de. Orientação profissional: sob enfoque da análise do comportamento. 3 ed.Campinas-SP: Alínea, 2011.p. 11-21
10 de junho:
Aula sobre o trabalho ao longo da história
15 de junho:
Debate do segundo capítulo do texto:
MOURA, Cynthia Borges de. Orientação profissional: sob enfoque da análise do comportamento. 3 ed.Campinas-SP: Alínea,
17 de junho:Devido a paralisação dos ônibus e questões pessoais não vai ter aula o programado para hoje fica para a próxima aula dia 22.
Roda de conversa sobre a atividade:
Pesquisa sobre o conehcimento ocupacional de uma profissão. Escrever o que acha antes e depois da pesquisa sobre a profissão.
22 de junho:
Debate do texto:
Adolescente e o outro da sonia alberti.
24 de junho:
slides:
http://www.alfarrabiodoanalista.blogspot.com.br/2015/06/orientacao-profissional-breve-historico.html
8 de junho:
Continuação do texto
MOURA, Cynthia Borges de. Orientação profissional: sob enfoque da análise do comportamento. 3 ed.Campinas-SP: Alínea, 2011.p. 11-21
10 de junho:
Aula sobre o trabalho ao longo da história
15 de junho:
Debate do segundo capítulo do texto:
MOURA, Cynthia Borges de. Orientação profissional: sob enfoque da análise do comportamento. 3 ed.Campinas-SP: Alínea,
17 de junho:Devido a paralisação dos ônibus e questões pessoais não vai ter aula o programado para hoje fica para a próxima aula dia 22.
Pesquisa sobre o conehcimento ocupacional de uma profissão. Escrever o que acha antes e depois da pesquisa sobre a profissão.
22 de junho:
Debate do texto:
Adolescente e o outro da sonia alberti.
24 de junho:
Debate do texto:
Adolescente e o outro da sonia alberti.
buscar no blog nota de aula.
Primeira np: debater o romance musica ao longe do erico verissimo.
analisando as questões e conflitos da adolescencia e a escolha vocacional.
Adolescente e o outro da sonia alberti.
buscar no blog nota de aula.
Primeira np: debater o romance musica ao longe do erico verissimo.
analisando as questões e conflitos da adolescencia e a escolha vocacional.
Os Albuquerques orgulham-se de terem recepcionado o imperador D. Pedro II numa suposta visita do monarca ao município; de terem sido donos da maior estância das redondezas e de terem servido como benfeitores da população. Mas na década de 30, atolados em dívidas, lutam para não perder o último casarão familiar.
Toda a cena é descrita por meio do olhar a um só tempo inquisidor e ingênuo da professora Clarissa, personagem que surgiu dois anos antes em romance de mesmo nome. A jovem não compreende o primo Vasco, um tipo rebelde que vive às turras com a família. E não percebe que o primo representa o amor ainda informe, que, segundo um poeta que ela aprecia, "tem o encanto fugidio e misterioso de uma música ao longe".
Nenhum comentário:
Postar um comentário