CENTRO/FACULDADE: Centro de estudos sociais aplicados
|
|||
CURSO: Serviço social
|
|||
DISCIPLINA
|
|||
DENOMINAÇÃO:
|
Código
|
Crédito
|
C/H
|
Oficia
em psicologia
|
02
|
34
|
OBJETIVOS
|
Propiciar
ao estudante do Curso de Serviço social uma vivência pratica sobre temas da
psicologia. Possibilitar o estudo sobre o processo do grupo, considerando a
subjetividade, um processo de produção e reprodução de vida em grupal.
Analisar criticamente os processos de subjetivação na sociedade
contemporânea. Sensibilizar o estudante de Serviço Social para a importância
da psicologia na construção de saberes.
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
UNIDADE
I: Teorias sobre o processo grupal.
1.1.
Psicologia das Massas e análise do Eu
1.2.
O facilitador dos grupos e postura ética.
UNIDADE
II: Sociedade contemporânea.
3.1.
Conceituação subjetiva do sujeito contemporâneo.
3.2.
Mal estar na contemporaneidade.
3.3.
Os processos de adoecimentos na contemporaneidade.
|
METODOLOGIA
|
Do
Ato de ensino, possibilitando ao aluno uma aprendizagem significativa,
através de vivencias e debates grupais, reflexões teóricas, trocas de
experiências, dinâmicas de ensino e de crescimento pessoal.
|
AVALIAÇÃO
|
As
avaliações serão continuas do processo de aprendizagem da turma e de suas
necessidades. Os critérios de avaliação serão determinados em função dos
objetivos propostos, sendo aspectos analisados: a assiduidade,
comprometimento com a disciplina e aprendizagem dos conteúdos ministrados. A
avaliação do processo de ensino-aprendizagem se dará através de análise
crítica das atividades.
|
Textos:
FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu e
outros textos. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das
Letras, 2011. p 13-113.
TALLARICO, Luciano. Manual de Jogos, Dinâmicas e atividades de grupo. Petrópolis –RJ:
Vozes, 2010.
BIRMAN, Joel. Mal-estar
na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. Rio de
Janeiro: Civilização brasileira, 1999.15-26.
ROUDINESCO, Elisabeth. Por que a Psicanálise? Rio de Janeiro: Zahar, 2000. P -13- 41.
Agenda
Aula 1- 1 de junho ( aula no EF Manhã)
Apresetação do programa
Aula 3-15 de junho
Aula 3-15 de junho
O que é uma alma coletiva?
Justifique: "A massa é impulsiva, volúvel e excitável." (FREUD, 2011,p.25)
Quais as principais condições para elevação da vida animica de um grupo segundo Mc. Dougall?
O que é segundo Freud sugestão e libido dentro de um grupo?
Explique o funcionamento e organização da massa do exército.
Como acontece o processo de enamoramento dentro de um grupo?
Debate e entrega das três primeiras questões da ficha de leitura.
Texto : FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p 13-113.
Aula com o monitor André.
Aula dia 22 de junho:
Cotinua o debate do texto pesicologia das massas e entrega das três ultimas questões da ficha de leitura. ( aula com a professora)
Aula dia 29 de junho:
Debate do texto mal estar na atualidade ( com a professora e monitor)
Texto : FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p 13-113.
Aula com o monitor André.
Aula dia 22 de junho:
Cotinua o debate do texto pesicologia das massas e entrega das três ultimas questões da ficha de leitura. ( aula com a professora)
Aula dia 29 de junho:
Debate do texto mal estar na atualidade ( com a professora e monitor)
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir