Nota
de Aula:
Abordagem
Tradicional
O
fenômeno educativo: é humano, histórico e multidimensional.
Mizukami(1986) estuda
esse fenômeno em uma perspectiva histórica critica. Nessa visão histórica das abordagens
educativas, devemos contextualizar e debater criticamente seus aspectos
fundamentais que constituem suas teorias.
Em cada abordagem se
prioriza alguns aspectos do processo de ensino-aprendizagem. Desse modo é
importante se atentar para a relação entre primado do sujeito, do objeto e a
interação sujeito-objeto.
Cada teoria do
conhecimento tem uma visão sobre essas relações que influenciam as abordagens
educacionais:
O Empirismo
foca no primado do objeto. O conhecimento
é copia do ambiente, que o homem incorpora. O homem é visto como uma tabula rasa. Aquisição do conhecimento é exógena.
O Nativismo foca
no primado do sujeito. O importante é o
sujeito, pois é ele que conhece, apreende.
Aquisição do conhecimento é endógeno.
O Interassionista:
o conhecimento é uma construção continua. Foco na interação sujeito meio. A
aquisição do conhecimento não é endógena nem exógena.
Abordagem
Tradicional:
Não existe uma teoria
direta na qual se baseia, mas de uma pratica ao longo da história do ensino. (empirista, exógena e primado do objeto)
Objetivo desse ensino é
conduzir o aluno para entrar em contato com as grandes realizações da
humanidade. O Professor é primordial nessa condução do saber.
Homem:
Adulto é um homem acabado, pois possui o conhecimento, já a criança é um adulto
em miniatura que precisa ser atualizado. É um receptor passivo.
Mundo: A
realidade é algo que será transmitido ao sujeito.
Sociedade-cultura:
Educação bancaria.
Conhecimento:
Inteligência é memória, armazenamento de dados.
Educação:
é instrução, ter informações. Educação é vertical hierárquica.
Escola:
transmitir informações.
Ensino-aprendizagem:
Alunos são conduzidos pelo professor.
Professor-aluno:
A relação professor aluno é vertical.
Metodologia:
ensino pela transmissão do patrimônio cultural.
Avaliação:
é realizada predominante visando a exatidão da reprodução do conteúdo
comunicado em sala de aula.
Referência:
MIZUKAMI,
Maria das Graças. Ensino: as
abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986
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