UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE
PRÓ-REITORIA DE
GRADUAÇÃO – PROGRAD
CENTRO/FACULDADE: Centro de Educação
|
|||
CURSO: Musica
|
|||
DISCIPLINA
|
|||
DENOMINAÇÃO:
|
Código
|
Crédito
|
C/H
|
Psicologia
da Aprendizagem
|
04
|
68
|
EMENTA
|
Importância,
definição, histórico, concepção, características e produtos da aprendizagem.
Motivação e criatividade no ensino e aprendizagem. Teorias da aprendizagem.
Avaliação da aprendizagem escolar. Problemas e dificuldades da aprendizagem:
a questão do fracasso escolar.
|
OBJETIVOS
|
Apresentar
os fundamentos da psicologia da aprendizagem.
Debater as principais teorias psicológicas que subsidiam o estudo da
aprendizagem humana. Estabelecer e refletir sobre as contribuições desta área
do saber psicológico para a compreensão dos processos de aprendizagem
escolar.
|
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
|
UNIDADE
I: Fundamentos e Evolução Histórica
1.1 A
psicologia da Aprendizagem contextualizada na História da Psicologia.
1.2 Contribuições
da Psicologia da Aprendizagem para a área da Educação.
UNIDADE
II: Psicologia da Aprendizagem.
2.1.
Teorias da Aprendizagem.
2.1.1
A perspectiva construtivista.
2.1.2.
A perspectiva comportamental.
2.1.3.
A perspectiva humanista.
2.1.4.
A perspectiva psicanalista.
UNIDADE
III: Inteligência e prática da psicologia da aprendizagem.
3.1.
Estudo breve sobre inteligência na contemporaneidade.
3.2.
Prática da psicologia da aprendizagem na escola: avaliação da aprendizagem
(fracasso e eficácia escolar)
|
METODOLOGIA
|
Uso
do Ato de Ensino, possibilitando ao aluno uma aprendizagem significativa
enquanto sujeitos ativos do conhecimento. Através de vivencias e debates
grupais, reflexões teóricas, trocas de experiências, dinâmicas de ensino e de
crescimento pessoal.
|
AVALIAÇÃO
|
As
avaliações serão continuas do processo de aprendizagem da turma e de suas
necessidades. Os critérios de avaliação serão determinados em função dos
objetivos propostos, sendo aspectos analisados: a assiduidade, comprometimento
com a disciplina e aprendizagem dos conteúdos ministrados. A avaliação do
processo de ensino-aprendizagem se dará através de análise crítica das
atividades.
|
Textos
Apostila:
I- Texto: Vocação,
satisfação e formação dos professores.
OLIVEIRA,
José H. Barros de. Psicologia da
Educação: Ensino-professor. 2 ed.
Porto: Livpsic, 2007. p. 12-18
II - Texto: Abordagem
Tradicional.
MIZUKAMI,
Maria das Graças. Ensino: as
abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. p . 1 -18
III- Texto: Desenvolvimento
cognitivo (Piaget)
OLIVEIRA,
José H. Barros de. Psicologia da
Educação: Ensino-professor. 2 ed.
Porto: Livpsic, 2007. p. 112-116
IV- Texto: Abordagem
Cognitivista:
MIZUKAMI,
Maria das Graças. Ensino: as
abordagens do processo.São Paulo: EPU, 1986. p . 59-84
V- Texto: Abordagem humanista
MIZUKAMI,
Maria das Graças. Ensino: as
abordagens do processo.São Paulo: EPU, 1986. p . 37-57
VI- Texto: Abordagem comportamental
MIZUKAMI,
Maria das Graças. Ensino: as
abordagens do processo.São Paulo: EPU, 1986. p .19-36
VII- Texto: Histórico
sobre educação e psicanálise.
ABRÃO,
Jorge Luís Ferreira. As influências da psicanálise na educação brasileira no
início do século XX. Psicologia:
Teoria e Pesquisa, v. 22 n.2. Brasília: maio/ago,2006.
VIII – Texto: Perspectiva
psicanalítica da relação educativa.
OLIVEIRA,
José H. Barros de. Psicologia da
Educação: Ensino-professor. 2 ed.
Porto: Livpsic, 2007. p.92- 98.
IX – Texto: Educação e
psicanálise
MACIEL,
Maria Regina. Sobre a relação entre educação e psicanálise no contexto das
novas formas de subjetivação. Interface-
Comunicação, Saúde e Educação, v. 9 n.17. Botucatu-SP: mar/ago, 2005.
X- Inteligência
Contemporânea:
SORDI,
R. O. A constituição da inteligência: uma abordagem psicanalítica. Psicologia: Reflexões e Crítica, v.18, n3. Porto Alegre: set/dez, 2005.
Leitura complementar:
PAPALIA, Diane ; OLDS, Sally; FELDMAN, Ruth D.
Desenvolvimento Humano. São Paulo: Artmed,2001.
BATISTA,
Sueli Soares dos Santos. Educação, psicanálise e sociedade: possibilidades de
uma relação crítica. Educação e Pesquisa,
v. 25 n.1. São Paulo: jan/jun, 1999.
Agenda
Aula dia 1 de junho:
Apresentação do programa e reflexão sobre o lugar do professor
OLIVEIRA, José H. Barros de. Psicologia da Educação: Ensino-professor. 2 ed. Porto: Livpsic, 2007. p. 112-116
Aula dia 8 de junho:
Texto sobre o que é psicologia da aprendizagem.
Aula dia 10 de junho:
Debate do texto sobre abordagem tradicional.
MIZUKAMI, Maria das Graças. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. p . 1 -18
Nota de aula no Blogger :
http://www.alfarrabiodoanalista.blogspot.com.br/2015/06/psicologia-da-aprendizagem-tradicional.html
Debate e entrega da Ficha de leitura do texto: MIZUKAMI, Maria das Graças. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. p . 1 -18
1- Se a visão de homem em nossa sociedade
atual é pertinente com a visão de homem defendida na abordagem tradicional?
2- Que tipo de sociedade melhor se
adequaria a abordagem tradicional?
3- Que tipo de inteligência e raciocínio
são valorizados pela abordagem tradicional?
4- A abordagem tradicional trabalha com a
sistematização de conteúdos, cada etapa representando um acumulo de certa
quantidade de conceitos e teorias. Atualmente a educação aproxima-se dessa
concepção? Justifique.
5- Como podemos caracterizar e comparar as
relações de poder professor-aluno na abordagem tradicional e na sociedade
atual?
6- Qual a importância do material didático
na metodologia da abordagem tradicional?
7- O ensino-aprendizagem na abordagem
tradicional é alvo de criticas devido à intervenção do professor, que é o
detentor do saber, não permitindo a criação e reflexão por parte do aluno. Em
que sentido a estrutura do ensino atual avançou em relação a esse modelo?
Aula dia 17 de junho:
Devido a paralisação dos ônibus e questões pessoais não vai ter aula o programado para hoje fica para a próxima aula.
Abordagem humanista
Debate do texto:
MIZUKAMI, Maria das Graças. Ensino: as abordagens do processo.São Paulo: EPU, 1986. p . 37-57
Atividade em Grupos de 3 pessoas Resumir a parte do texto dividida para cada equipe e debater seus pontos de resumo.
Nota de aula:
http://alfarrabiodoanalista.blogspot.com.br/2015/06/psicologia-da-aprendizagem-abordagem.htmlAula dia 22 de junho:
Continuação do texto abordagem humanista com o monitor da disciplina Andre Bessa.
Aula dia 24 de junho:
Continuação do texto abordagem humanista
Aula dia 24 de junho:
Continuação do texto abordagem humanista