Nota de Aula:
Pré-história da
Criança
O que é um filho?
“Um
filho é, inicialmente, o desejo de um homem, o desejo de uma mulher e do
encontro desses dois desejos nascerá um terceiro desejo, desejo de vida que vai
encarnar no corpo do filho” (SZEJER ; STEWART. P.54)
A
criança é construída enquanto sujeito (humanizada, com significações), antes
mesmo do nascimento, no desejo de um pai
e uma mãe, desejos esses diferentes e muitas vezes conflitantes. Esses desejos de ter um filho têm infinitas
significações, as quais todas incidem
diretamente sobre o bebê, esse nasce carregando toda uma história antes mesmo
do seu nascimento. Esses desejos é o que chamamos de banho de linguagem.
Esse
banho não é consciente, mai inconsciente. Ele pre-existe antes do nascimento da
crianças, e as vezes antes mesmo da concepção da criança.
A
construção de um filho ( como significante, produzido por uma história, contexto,
desejo, formador de um sujeito) não acontece pelo encontro de um ovulo e espermatozóide,
mas antes de tudo pelo encontro de dois discurso carregado de significações de
uma Mãe e de um Pai.
Desse modo: “A partir de
todas essa palavras mais ou menos convergentes
e de todos esses não ditos, que se criam as bases das formações inconscientes,
que se tornam depois conscientes, a partir das quais toda nova vida pode ser
pensada.”( SZEJER ; STEWART. p.44)
Assim a criança já nasce
carregando consigo fantasmas, histórias, mortos, e não ditos de seus pais, os
quais a acompanharam ao longo da vida.
Para
se construir a pré-história de uma criança devemos nos fazer diversas
indagações, e todas essas são pertinentes para se compreender a formação desse
novo sujeito ( a criança).
Observar:
·
A
história do casal e da família.
·
Tem
irmão é qual na seqüência?
·
Que
criança deveria ser no imaginário dos pais?
·
Que
filho os pais sonhavam em ter?
·
O
filho é desejado ou negado?
·
Entre
outras questões pertinentes.
Por pior que sejam os
segredos devem ser ditos as crianças, mesmo sem os dizer sempre ecoam na
criança. O dito tem o poder de estrutura a criança, acalenta e diminui a
angustia do não saber, organiza assim um novo saber que irá acalmar a criança.
Já o não-dito destrói, desorganizar, potencializa e gera angustia. É melhor
dizer a criança as verdade que mascará-las.
O desejo inconsciente é
mais forte que todas as razões. Ele dilacera as razões, escapa e sempre é
comunicado mesmo que silenciosamente, sendo constitutivo da historia de cada
um.
Ter um filho implica em
uma ambivalência. Para realizar esse desejo, implica na renuncia de outro. Nem
sempre queremos pagar esse preço. A
questão é qual desejo é maior!?
Referência:
SZEJER,
Myruam; STEWART, Richard. Nove meses na
Vida da Mulher. São Paulo: Casa do Psicólogo. P-43-81.
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