Teorias
do desenvolvimento
Prof. Camila Guimarães
¢Teoria:
¢Sistema
coerente de conceitos logicamente co-relacionados
que organizam uma pratica.
¢Teorias
do Desenvolvimento humano, organizam as transformações do ser humano.
¢Três
aspecto estudados nas teorias:
¢A
importância do ambiente ou da hereditariedade.
¢Sujeito:
Ativo- Passivo.
¢Desenvolvimento
continuo ou em etapas.
¢Mecanicismo:
¢Sujeito
passivo.
¢Estímulos
determina o homem.
¢Organismica:
¢Sujeito
Ativo ( domina seu crescimento, controla estímulos)
¢Motivação
interna em busca do crescimento.
¢Ambiente
não causa desenvolvimento, mas pode agilizar.
¢Perspectiva
psicanalítica: ( Freud)
¢Perturbações
emocionais vem de traumas não exprimidos.
¢O
desenvolvimento é psicosexual. Aqui se trata da maturação da personalidade.
¢Sujeito
constantemente em relação com o Outro.
¢Sujeito
ativo não é pré-determinado, porém o meio também é importante.
¢Fase
de estruturação da personalidade e formação do EU : oral, anal, fálica.
¢Erik
Erikson:
¢Desenvolvimento
psicossocial. Maior importância aos fatores sociais na relação que estrutura o
Eu.
¢Discípulo
de Freud.
¢Organiza
essa estruturação ao longo da vida do ser humano em fases de crises. São oito
estágios.
¢Criseà
momento de conflite entre dois pólos
ambivalentes. Um positivo outro negativo.
Perspectiva da Aprendizagem:
¢Comportamento
observável.
¢Desenvolvimento
é produto da aprendizagem.
¢Aprendizagem
é uma modificação do comportamento com uma experiência ou adaptação ao meio.
¢Behaviorismo:
¢
Fundador Watson. ( metodológico)
¢Comportamento
clássico:
¢S
à
R
¢Skinner
inovador com o Radical.
¢Comportamento
operante:
¢SàCà R
¢Reforços
: aumenta a freqüência de
um comportamento.
¢Positivo.
( conseqüência
positiva)
¢Negativo.
( retirada de estimulo aversivo)
¢Punição
e extinção: diminui a freqüência de
um comportamento
¢Extinção:
retirada da conseqüência
reforçadora.
¢Punição:
apresenta um estimulo aversivo.
¢Sociocognitiva:
¢Fundador
Bandura.
¢Outra
perspectiva do comportamento. Existe o organismo.
¢Organismo
ativo: cria e altera o ambiente.
¢Animal
e homem diferentes.
¢Aprende
por imitação de modelos.
¢Perspectiva
humanista:
¢1950-60.
¢Maslow
e Rogers.
¢Ser
humano em constante transformação, livre e sem amarras, seja do meio ou de
fantasmas inconscientes.
¢Homem
vir-à-ser
¢Desenvolvimento
ativo e continuo.
¢Importante
valores, sentimentos e esperanças.
¢Perspectiva
Cognitiva
¢Preocupa-se
com os processos de pensamentos e com o comportamento que reflete tais
processos.
¢Principal
ponto ao estágios cognitivos de Piaget.
¢A
teoria construtivista vê o indivíduo como criador do seu próprio conhecimento,
ao processar a informação obtida pela experiência.
¢Teoria
dos Estágios Cognitivos de Jean Piaget.
¢Foco
nos Processos mentais.
¢Seres
ativos com seus impulsos internos atualizando seu esquema.
¢Desenvolvimento
cognitivo como produto dos esforços das criança para atuar no mundo.
¢Método
clínico: observação de crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário