sexta-feira, 18 de maio de 2012

Psicologia do Desenvolvimento ( Lista de Filmes para Avaliação)

Olá Alunos,

Segue a baixo a lista de filmes sobre o tema da avaliação. Escolham um e façam a análise critica debatendo o tema da adolescência.


La Luna:
Cantora americana de ópera viaja com seu filho adolescente Joe para uma longa turnê na Itália. Absorvida por seu trabalho, Caterina choca-se com a descoberta de que seu problemático e solitário filho está viciado em heroína. Seu desepero em ajudar a curar seu filho resulta numa realação incestuosa entre eles e, além disso, na possibilidade de um reecontro dele com seu pai verdadeiro, cuja existência ela sempre manteve em segredo.
Fala sobre claramente das questões libidinais da Adolescência (complexo de Édipo e castração).

100 Escovadas Antes de Dormir:



Melissa (Maria Valverde) é uma inocente garota siciliana, que tem apenas 16 anos. Ela se sente distante dos pais, já que seu pai vive viajando e sua mãe está concentrada apenas em seu próprio mundo, sem notar as mudanças pelas quais sua filha está passando ao se tornar uma mulher. Na escola Melissa passa o dia sonhando com Daniele (Primo Reggiani), um colega de classe por quem nutre uma paixão adolescente mas que a ignora solenemente. Até que, um dia, Daniele decide convidar Melissa para sair. Encantada, ela aceita de imediato. Seduzida, Melissa é iniciada no sexo e passa a participar dos jogos sádicos de Daniele e de seu amigo Arnaldo (Elio Germano). Desnorteada e sentindo-se humilhada pelo ocorrido, ela passa a se educar sobre o sexo e ter ousados encontros com vários homens.

Fala da relção pais e filho, além da descoberta e exploração da sexualidade, além dos limites e regras. Trabalha a crise entre outros conceitos.  Filme pesado porém muito bom, recomendo muito quem quera ver as questões em crise e fora do tradicional.


O Arco:

Em um barco de pesca no mar, um homem de 60 anos tem criado uma menina desde que ela era um bebê. O combinado é que eles se casariam quando ela completasse 17 anos, e falta apenas um ano para isso. Eles vivem uma existência tranqüila e reclusa, rezando e alugando o barco para pescadores, até que suas vidas são alteradas com o embarque de um estudante adolescente. Nesse momento vem o aflorar a vergonha da moça junto com a descoberta da sexualidade e o desejo de liberdade. Presa entre o deve e o novo.

Varias questão da adolescencia é trabalho nesse filme, muito bom, poetico, além do complexo de Édipo e da relação incestuosa, que espiritualmente acontece em vias de fato. Recomendo muito esse filme.


Educação:


Jenny Carey (Carey Mulligan) tem 16 anos e vive com a família no subúrbio londrino em 1961. Inteligente e bela, sofre com o tédio de seus dias de adolescente e aguarda impacientemente a chegada da vida adulta. Seus pais alimentam o sonho de que ela vá estudar em Oxford, mas a moça se vê atraída por um outro tipo de vida. Quando conhece David (Peter Sarsgaard), homem charmoso e cosmopolita de trinta e poucos anos, vê um mundo novo se abrir diante de si. Ele a leva a concertos de música clássica, a leilões de arte, e a faz descobrir o glamour da noite, deixando-a em um dilema entre a educação formal e o aprendizado da vida.

Ótimo filme pra quem prefere algo mais leve.

Desejo e Reparação:

Em 1935, no dia mais quente do ano na Inglaterra, Briony Talles (Romola Garai) e sua família se reúnem num fim de semana na mansão familiar. O momento político é de tensão, por conta da 2ª Guerra Mundial. Em meio ao calor opressivo emergem antigos ressentimentos familiares. Cinco anos antes, Briony, então aos 13 anos, usa sua imaginação de escritora principiante para acusar Robbie Turner (James McAvoy), o filho do caseiro e amante da sua irmã mais velha Cecília (Keira Knightley), de um crime que ele não cometeu. A acusação na época destruiu o amor da irmã e alterou de forma dramática várias vidas. Bom filme a adolecencia não é o foco, mas trata bem dela secundariamente tanto na pessoa de Briony como de suas colegas.

O estudante:

Chano (Jorge Lavat) tem 60 anos e resolveu se inscrever para cursar Literatura na faculdade. Com isso ele passa a lidar com os jovens, um universo bastante diferente do qual está acostumado. Entretanto, sempre tendo Dom Quixote como exemplo maior, ele enfrenta as barreiras causadas pela diferença de idade e faz novos amigos. Até que um dia um acontecimento inesperado o atinge em cheio, fazendo com que seus novos amigos tenham que auxiliá-lo.

Filme bem leve e bonito, fala do contextos jovem da atualidade, na tentativa de chano em conhecé-los e interagir com eles. Bem interessante. E fala do intercambio saudavel entre a adolecencia e a terceira idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário