Orientação Profissional

Governo do Estado do Ceará
Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior
Universidade Estadual do Ceará – UECE
Centro de Humanidades – CH
Coordenação do Curso de Psicologia
Av. Luciano Carneiro,345 – 60410-690 Fortaleza,Ceará, Brasil
Fone (85) 31012030 ramal 213 – FAX (85) 31012026



CENTRO/FACULDADE: CENTRO DE HUMANIDADES

CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA:    



DENOMINAÇÃO:






CÓDIGO



CRÉDITOS



C/H
Orientação Profissional
CL582
04
68
EMENTA



Análise das variáveis sociais, econômicas, políticas e psicológicas que interferem na escolha profissional. Planejamento, execução e avaliação da Orientação Vocacional.











OBJETIVOS
Proporcionar subsídios teóricos e operacionais á atuação do profissional de psicologia no âmbito da seleção e da orientação profissional.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I – O conceito de orientação profissional
Determinantes históricos;
Principais correntes teóricas;
Conceituação da orientação profissional;
As transformações no mundo do trabalho e suas implicações para a seleção profissional.
UNIDADE II – Gestão de Carreiras
Conceituação e debate sobre carreiras;
Gestão de carreira organizacional;
Gestão de carreira pessoal;
Aconselhamento Psicológico para a carreira: refletindo uma prática.
UNIDADE III – Vocação, escolha e profissão
A adolescência e a escolha vocacional;
A questão dos métodos de orientação profissional;
Bateria de testes vocacionais;
O manejo das técnicas de orientação.
METODOLOGIA
Do Ato de ensino, possibilitando ao aluno uma aprendizagem significativa, através de vivencias e debates grupais, reflexões teóricas, trocas de experiências, dinâmicas de ensino e de crescimento pessoal.
AVALIAÇÃO
As avaliações serão continuas do processo de aprendizagem da turma e de suas necessidades. Os critérios de avaliação serão determinados em função dos objetivos propostos, sendo aspectos analisados: a assiduidade, comprometimento com a disciplina e aprendizagem dos conteúdos ministrados. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem se dará através de análise crítica das atividades.

BIBLIOGRAFIA
ALBERTI, Sônia. O adolescente e o Outro. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
MOURA, Cynthia Borges de. Orientação profissional: sob enfoque da análise do comportamento. 3 ed.Campinas-SP: Alínea, 2011.
SCORSOLIN-COMIN, Fábio. Aconselhamento Psicológico. São Paulo: Atlas 2015.
















































Agenda:

1 de junho:

Apresentação do Programa dos alunos e da Professora. 

Apostila com os textos na mais copias 

3 de Junho: 

Debate sobre a História da Orientação profisisonal.
Texto:
MOURA, Cynthia Borges de. Orientação profissional: sob enfoque da análise do comportamento. 3 ed.Campinas-SP: Alínea, 2011.p. 11-21
slides:
http://www.alfarrabiodoanalista.blogspot.com.br/2015/06/orientacao-profissional-breve-historico.html

8 de junho: 
Continuação do texto 
MOURA, Cynthia Borges de. Orientação profissional: sob enfoque da análise do comportamento. 3 ed.Campinas-SP: Alínea, 2011.p. 11-21

10 de junho:
Aula sobre o trabalho ao longo da história

15 de junho:
Debate do segundo capítulo do texto:
MOURA, Cynthia Borges de. Orientação profissional: sob enfoque da análise do comportamento. 3 ed.Campinas-SP: Alínea,

17 de junho:Devido a paralisação dos ônibus e questões pessoais não vai ter aula o programado para hoje fica para a próxima aula dia 22.
Roda de conversa sobre a atividade:
Pesquisa sobre o conehcimento ocupacional de uma profissão. Escrever o que acha antes e depois da pesquisa sobre a profissão.

22 de junho: 
Debate do texto: 
Adolescente e o outro da sonia alberti.  

24 de junho:
Debate do texto: 
Adolescente e o outro da sonia alberti.  
buscar no blog nota de aula.
Primeira np: debater o romance musica ao longe do erico verissimo. 
analisando as questões e conflitos da adolescencia e a escolha vocacional. 
Os Albuquerques orgulham-se de terem recepcionado o imperador D. Pedro II numa suposta visita do monarca ao município; de terem sido donos da maior estância das redondezas e de terem servido como benfeitores da população. Mas na década de 30, atolados em dívidas, lutam para não perder o último casarão familiar.
Toda a cena é descrita por meio do olhar a um só tempo inquisidor e ingênuo da professora Clarissa, personagem que surgiu dois anos antes em romance de mesmo nome. A jovem não compreende o primo Vasco, um tipo rebelde que vive às turras com a família. E não percebe que o primo representa o amor ainda informe, que, segundo um poeta que ela aprecia, "tem o encanto fugidio e misterioso de uma música ao longe".



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