Oficina II ( Serviço social tarde)

CENTRO/FACULDADE: Centro de estudos sociais aplicados
CURSO: Serviço social
DISCIPLINA     
DENOMINAÇÃO:
Código
Crédito
C/H
Oficia em psicologia

02
34

OBJETIVOS
Propiciar ao estudante do Curso de Serviço social uma vivência pratica sobre temas da psicologia. Possibilitar o estudo sobre o processo do grupo, considerando a subjetividade, um processo de produção e reprodução de vida em grupal. Analisar criticamente os processos de subjetivação na sociedade contemporânea. Sensibilizar o estudante de Serviço Social para a importância da psicologia na construção de saberes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I: Teorias sobre o processo grupal.
1.1. Psicologia das Massas e análise do Eu
1.2. O facilitador dos grupos e postura ética.  
UNIDADE II: Terceira idade
2.1- educação do idoso
2.2- sexualidade do idoso 
Unidade III: adolescência
3.1-Construção do conceito
3.2- pefil atual 
3.3- forma de intervenções
Unidade IV: Sociedade atal 
4.1. Conceituação subjetiva do sujeito contemporâneo.
4.2. Mal estar na contemporaneidade.
4.3. Os processos de adoecimentos na contemporaneidade.

METODOLOGIA
Do Ato de ensino, possibilitando ao aluno uma aprendizagem significativa, através de vivencias e debates grupais, reflexões teóricas, trocas de experiências, dinâmicas de ensino e de crescimento pessoal.


AVALIAÇÃO
As avaliações serão continuas do processo de aprendizagem da turma e de suas necessidades. Os critérios de avaliação serão determinados em função dos objetivos propostos, sendo aspectos analisados: a assiduidade, comprometimento com a disciplina e aprendizagem dos conteúdos ministrados. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem se dará através de análise crítica das atividades.



Textos:

FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p 13-113.
TALLARICO, Luciano. Manual de Jogos, Dinâmicas e atividades de grupo. Petrópolis –RJ: Vozes, 2010.
BIRMAN, Joel. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1999.15-26.
ROUDINESCO, Elisabeth. Por que a Psicanálise? Rio de Janeiro: Zahar, 2000. P -13- 41. 



Agenda


Atividades:
1- Terceira Idade : 
Analisar o romance o  Memórias de minhas Putas Tristes de Gabriel Garcia Marquez.
Livro no link:  http://casadopdf.blogspot.com.br/2014/01/pdf-memorias-de-minhas-putas-tristes-de.html

E construir uma resenha crítica sobre o tema do envelhecimento, sexualidade e qualidade de vida. 

2- Adolescência:
Construir uma resenha critica sobre um dos filmes abaixo analisando o personagem adolescente do filme.
Juno
100 escovadas antes de dormir
As vantagens de ser invisível 
Hoje eu quero voltar sozinho 

3- Psicologia das Massas:
Responder a Ficha de leitura desse livro.
FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p 13-113.

Ficha de Leitura:

O que é uma alma coletiva? 
Justifique: "A massa é impulsiva, volúvel e excitável." (FREUD, 2011,p.25)
Quais as principais condições para elevação da vida animica de um grupo  segundo Mc. Dougall?
O que é segundo Freud sugestão e libido dentro de um grupo?
Explique o funcionamento e organização  da massa do exército.
Como acontece o processo de enamoramento dentro de um grupo?

4- Construir uma intervenção: 
Pensando um dos temas da oficina construa uma intervenção possivel em um grupo, na sua atuação de serviço social. 


Aula dia 15 de junho:

Debate dos textos sobre adolescentes. 

Aula dia 22 de junho:
Debate do texto psicologia das massas e ficha de leitura 

Aula dia  29 de junho:
encerramento das aula com debate sobre as intervenções e fechamento 

Um comentário: