quinta-feira, 11 de junho de 2015

orientação profissional ( breve histórico)

Breve histórico da orientação vocacional e profissional:
´ Um homem que trabalhou pro 45 anos gastou 94mil horas no trabalho.
´O trabalhado influencia o desenvolvimento social e psíquico do sujeito.
´O autoconceito está ligado tanto aos estudos como o nível de satisfação e desempenho no trabalho.
´Pode escolher uma profissão é uma possibilidade apenas na modernidade.
´Antigamente não existia uma escolha livre de profissão era um determinação da camada social e pela família.
´Escolha vocacional determinada pelo nascimento.
´Aprendia o ofício em casa.
´
´“ [...] à escolha da profissão, não era vista, propriamente, como um problema, uma vez que não existia muita diversificação dos ofícios que poderiam ser exercidos.” ( Moura, 2011, p.11).
´Com a industrialização e agilidade do intercâmbio comercial se pode pensar novos ofícios no século XIX. Possibilitando agora com o novo regime burguês a escolha profissional. Com isso surgi a necessidade de se orientar os sujeitos sobre suas escolhas.
´Nasceu em 1902 a psicologia vocacional no Centro de Orientação Profissional em Munique.  Objetivo identificar as pessoas desprovidas de capacidade para fazer determinadas atividades. Minimizando acidentes.
´Foco na atividade e não no desenvolvimento pessoal do trabalhador.
´Com a segunda guerra mundial mudança de paradigma: influencia da psicologia pessoal e dos testes e mudança na educação.
´
´1960- criada a Associação internacional de orientadores escolares e profissionais- AIOSP.
´E em 1993 no Brasil criada a Associação brasileira de orientação profissional, cujo objetivo é promover e organizar o desenvolvimento cientifico e metodológico de orientação profissional no país.
´Dois tempos: Primeiro 1900 até 1950.  Colocar o homem certo no lugar certo. Objetivo era de encaixar as habilidades dos sujeitos as oportunidades profissionais. Modalidade da psicologia do trabalho.
´Segundo tempo de 1950 até hoje. Separação com os métodos psicométricos. Não usando bateria rígida de testes apenas. Pensando os fatores sociais, afetivos envolvidos do trabalhador. Auxiliando com o autoconhecimento na tomada de decisão das escolhas.
´Conceito de Orientação profissional:
´Consenso sobre o conceito de que: “ Orientação profissional como um processo de fazer o individuo descobrir e usar suas habilidades naturais e conhecer as fontes de treinamento disponíveis, a fim  de que consiga alcançar resultados que tragam o máximo de proveito para si e para a sociedade.” (Moura, 2011, p.19)
´Auxiliar o individuo na escolha profissional.
´Atualmente é uma modalidade clínica.
´Campo teórico:
´Psicodinâmica.
´Corrente decisional.
´Corrente desenvolvimental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário