Psicologia da Aprendizagem

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

PRÓ-REITORIA  DE GRADUAÇÃO – PROGRAD


CENTRO/FACULDADE: Centro de Educação
CURSO: Musica 
DISCIPLINA     
DENOMINAÇÃO:
Código
Crédito
C/H
Psicologia da Aprendizagem

04
68


EMENTA
Importância, definição, histórico, concepção, características e produtos da aprendizagem. Motivação e criatividade no ensino e aprendizagem. Teorias da aprendizagem. Avaliação da aprendizagem escolar. Problemas e dificuldades da aprendizagem: a questão do fracasso escolar.


OBJETIVOS
Apresentar os fundamentos da psicologia da aprendizagem.  Debater as principais teorias psicológicas que subsidiam o estudo da aprendizagem humana. Estabelecer e refletir sobre as contribuições desta área do saber psicológico para a compreensão dos processos de aprendizagem escolar.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I: Fundamentos e Evolução Histórica
1.1  A psicologia da Aprendizagem contextualizada na História da Psicologia.
1.2  Contribuições da Psicologia da Aprendizagem para a área da Educação.
UNIDADE II: Psicologia da Aprendizagem.
2.1. Teorias da Aprendizagem.
2.1.1 A perspectiva construtivista.
2.1.2. A perspectiva comportamental.
2.1.3. A perspectiva humanista.
2.1.4. A perspectiva psicanalista.
UNIDADE III: Inteligência e prática da psicologia da aprendizagem.
3.1. Estudo breve sobre inteligência na contemporaneidade.
3.2. Prática da psicologia da aprendizagem na escola: avaliação da aprendizagem (fracasso e eficácia escolar)



METODOLOGIA
Uso do Ato de Ensino, possibilitando ao aluno uma aprendizagem significativa enquanto sujeitos ativos do conhecimento. Através de vivencias e debates grupais, reflexões teóricas, trocas de experiências, dinâmicas de ensino e de crescimento pessoal.


AVALIAÇÃO
As avaliações serão continuas do processo de aprendizagem da turma e de suas necessidades. Os critérios de avaliação serão determinados em função dos objetivos propostos, sendo aspectos analisados: a assiduidade, comprometimento com a disciplina e aprendizagem dos conteúdos ministrados. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem se dará através de análise crítica das atividades.



Textos Apostila:


I- Texto: Vocação, satisfação e formação dos professores. 
OLIVEIRA, José H. Barros de. Psicologia da Educação: Ensino-professor. 2  ed. Porto: Livpsic, 2007. p. 12-18

II - Texto: Abordagem Tradicional.
MIZUKAMI, Maria das Graças. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. p . 1 -18

III- Texto: Desenvolvimento cognitivo (Piaget)
OLIVEIRA, José H. Barros de. Psicologia da Educação: Ensino-professor. 2  ed. Porto: Livpsic, 2007. p. 112-116

IV- Texto: Abordagem Cognitivista:
MIZUKAMI, Maria das Graças. Ensino: as abordagens do processo.São Paulo: EPU, 1986. p . 59-84

V- Texto: Abordagem humanista
MIZUKAMI, Maria das Graças. Ensino: as abordagens do processo.São Paulo: EPU, 1986. p . 37-57

VI- Texto: Abordagem comportamental
MIZUKAMI, Maria das Graças. Ensino: as abordagens do processo.São Paulo: EPU, 1986. p .19-36 

VII- Texto: Histórico sobre educação e psicanálise.
ABRÃO, Jorge Luís Ferreira. As influências da psicanálise na educação brasileira no início do século XX. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22 n.2. Brasília: maio/ago,2006.

VIII – Texto: Perspectiva psicanalítica da relação educativa.
OLIVEIRA, José H. Barros de. Psicologia da Educação: Ensino-professor. 2  ed. Porto: Livpsic, 2007. p.92- 98.

IX – Texto: Educação e psicanálise
MACIEL, Maria Regina. Sobre a relação entre educação e psicanálise no contexto das novas formas de subjetivação. Interface- Comunicação, Saúde e Educação, v. 9 n.17. Botucatu-SP: mar/ago, 2005.

X- Inteligência Contemporânea:
SORDI, R. O. A constituição da inteligência: uma abordagem psicanalítica. Psicologia: Reflexões e Crítica, v.18, n3. Porto Alegre: set/dez, 2005.

Leitura complementar:

PAPALIA, Diane ; OLDS, Sally; FELDMAN, Ruth D. Desenvolvimento Humano. São Paulo: Artmed,2001. 

BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Educação, psicanálise e sociedade: possibilidades de uma relação crítica. Educação e Pesquisa, v. 25 n.1. São Paulo: jan/jun, 1999.


Agenda


Aula dia 1 de junho:

Apresentação do programa e reflexão sobre o lugar do professor 


OLIVEIRA, José H. Barros de. Psicologia da Educação: Ensino-professor. 2  ed. Porto: Livpsic, 2007. p. 112-116

Aula dia 8 de junho: 

Texto sobre o que é psicologia da aprendizagem.

Aula dia 10 de junho:
Debate do texto sobre abordagem tradicional.


MIZUKAMI, Maria das Graças. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. p . 1 -18

Nota de aula no Blogger :
http://www.alfarrabiodoanalista.blogspot.com.br/2015/06/psicologia-da-aprendizagem-tradicional.html

Aula dia 15 de junho:
Debate  e entrega da Ficha de leitura  do texto: MIZUKAMI, Maria das Graças. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. p . 1 -18

1- Se a visão de homem em nossa sociedade atual é pertinente com a visão de homem defendida na abordagem tradicional?
2- Que tipo de sociedade melhor se adequaria a abordagem tradicional?
3- Que tipo de inteligência e raciocínio são valorizados pela abordagem tradicional?
4- A abordagem tradicional trabalha com a sistematização de conteúdos, cada etapa representando um acumulo de certa quantidade de conceitos e teorias. Atualmente a educação aproxima-se dessa concepção? Justifique.
5- Como podemos caracterizar e comparar as relações de poder professor-aluno na abordagem tradicional e na sociedade atual?
6- Qual a importância do material didático na metodologia da abordagem tradicional?
7- O ensino-aprendizagem na abordagem tradicional é alvo de criticas devido à intervenção do professor, que é o detentor do saber, não permitindo a criação e reflexão por parte do aluno. Em que sentido a estrutura do ensino atual avançou em relação a esse modelo? 

Aula dia 17 de junho:
Devido a paralisação dos ônibus e questões pessoais não vai ter aula o programado para hoje fica para a próxima aula.
Abordagem humanista

Debate do texto:
MIZUKAMI, Maria das Graças. Ensino: as abordagens do processo.São Paulo: EPU, 1986. p . 37-57

Atividade em Grupos de 3 pessoas Resumir a parte do texto dividida para cada equipe e debater seus pontos de resumo. 

Nota de aula:
http://alfarrabiodoanalista.blogspot.com.br/2015/06/psicologia-da-aprendizagem-abordagem.html

Aula dia 22 de junho: 
Continuação do texto abordagem humanista com o monitor da disciplina Andre Bessa.

Aula dia 24 de junho:
Continuação do texto abordagem humanista