Curriculum Vitae

         Dados Pessoais

Nome: Camila Guimarães de Paula Pessôa
CRP:11/06163

Clínica de psicanálise: de Segunda a Sábado.
            Endereço: Avenida Dom Luis 300, sala 1203 (shopping Avenida)
Bairro: Aldeota           Cidade: Fortaleza     Estado: Ceará
CEP:60160-230         
E-mail: camila_guimaraes@ymail.com


            Especialidade
           
          Psicologia clínica na abordagem psicanalítica e psicologia social. 

            
            Escolaridade
            Ensino fundamental: Colégio Santa Cecília (Fortaleza/CE/Brasil).

            Ensino médio: Colégio Santa Cecília (Fortaleza/CE/Brasil).

            Ensino superior completo: Bacharel em Psicologia, na turma 2010.1, pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

            Ensino superior incompleto: cursa, atualmente, o 6.º semestre da Faculdade de Licenciatura em História da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

            Pós-Graduação: Mestrado em psicologia da Universidade de Fortaleza –UNIFOR, com ênfase na linha de pesquisa clínica psicanalítica, na turma 2014. 
 



            Atividades Extracurriculares


Conferências, Encontros e Jornadas

7.ª Jornada do Núcleo Psicanalítico de Fortaleza, ocorrido entre os dias 5 e 7 de outubro de 2006, realizado no Centro Cultura Oboé, Fortaleza/CE/ Brasil.

Conferência “Amor, Desejo e Gozo”, proferida pela Professora Nádia Paulo Ferreira, realizada no Ideal Clube, Fortaleza/CE/Brasil, no ano de 2006.

1.º Encontro Regional Norte-Nordeste dos Estudantes de Psicologia, realizado nos dias 8 à 12 de outubro de 2005, na cidade de Campina Grande/PB/ Brasil.

11.º Encontro de Psicanálise da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizado em Fortaleza/CE/Brasil, no ano de 2006.

5.º Congresso do Núcleo de Psiquiatria Do Estado Do Ceará (NUPEC), realizado no período de 03 a 05 de maio de 2007, em Fortaleza-CE/ Brasil.

VI Conferência Municipal da Assistencia Social, tendo como tema: Consolidar o SUAS e Valorizar Seus trabalhos no Âmbito Municipal, realizado no dia 21 de julho de 2011, em Itapipoca-CE. Participou como delegada publica.


II Conferência Municipal do Idoso, tendo como tema: O compromisso de Todos Por um Envelhecimento Digno no Município de Itapipoca, realizado no dia 20 de julho de 2011, em Itapipoca-CE. Participou como delegada publica.


Participou na qualidade de delegada da III Conferência Estadual dos Direitos do Idoso, no período de 17 a 19 de agosto de 2011, com carga horária de 20h. Em Fortaleza,CE.

VII Congresso Nacional de Psicanálise / XVI Encontro de Psicanálise da Ufc- Corpo, Linguagem e afeto, realizado no período de 31 de outubro a 2 de novembro de 2013, em Fortaleza-Ce/ Apresentando o trabalho Luzia-homem: um corpo cingido entre o pai, a dívida, a culpa e o sacrifício


Aperfeiçoamento

a)    Línguas

Curso de Inglês “Teenmate”, cursado no Yazigi Internexus – 1998.

Curso de Inglês “Connecting”, cursado no Yazigi Internexus – 2000.

Curso de Inglês “Inter English”, cursado no Yazigi Internexus – 2002.

Curso de Inglês “Intersections”, cursado no Yazigi Internexus – 2004.

Curso de Francês:  Quarto semestre ( iniciante), cursado  no Douce France-2012.1.

b)    Informática

Noções Básicas de Informática (Windows e MS-Office), ministradas no Colégio Santa Cecília, Fortaleza/CE.                       

c) Curso

A Psicanálise: conceitos e aportes fundamentais, ministrado pelo doutor e psicanalista Henrique Figueiredo Carneiro, com carga horária de 18 horas no período de março a abril de 2007, pela Clínica do Objeto (Clio) Fortaleza/CE/Brasil.

Cursou um semestre na Universidade do Porto , 2008.1, nas disciplinas de Psicologia diferencial, Psicologia da educação, Intervenção sexual e conjugal, Problemas psicopatologicos do idoso e Diagnostico em psicopatologia.

Modulo Clinica das psicoses, do curso de formação em psicanálise do corpo freudiano- Fortaleza, iniciou em setembro de 2008 terminando no final de novembro de 2008.

Modulo Clinica psicanalitica, do curso de formação em psicanálise do corpo freudiano- Fortaleza,iniciou em setembro de 2008 terminando no final de novembro de 2008.

 As Variedades da Falta, ministrado pelo psicanalista Leonardo Danziato, no período de 02 de setembro de 2009 a 11 de novembro de 2009, com duração de 24 horas-aula, na qualidade de participante.

A Ética e o Gozo: Estudos Contemporâneos,ministrado pelo doutor e psicanalista Leonardo Danziato, ocorrido no período de 10 de Março          à 12 de Maio de 2010, com duração de 16 horas/aulas, na qualidade de participante.

Amor e transferência, ministrado pelo Doutor e psicanalista Leonardo Danziato,  iniciado no período de 14 de setembro de 2010 à 23 de novembro de 2010, totalizando 16horas-aula

Curso de Formação de Agentes Mobilizadores, realizado no período de 6 a 7 de junho de 2011, com carga horária de 16 horas, no município de Itapipoca,CE, como parte integrante das ações do Projeto de Erradicação do Sub-registro Civil de Nascimento no Ceará.

          
 Estrutura e Estruturas na clínica psicanalítica- neurose, psicose e perversão. Realizado nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2012, com carha-horário de 12 horas-aulas, ministrado pelo Psicanalista e Doutor Leonardo Danziato. 

Cursou as na Universidade Estadual do Ceará, no curso de licenciatura a história as disciplinas de ensino: Didática do ensino de história, Metodologia do ensino de história e Oficina de instrumentos didáticos.

Experiência Profissional

Integrou o Conselho consultivo do “Programa Eleitor do Futuro”, pertencente ao Tribunal Regional Eleitoral/CE/Brasil, no ano de 2003. Trabalho esse voluntário junto a outros jovens conscientizando-os da importância do voto e que esse deve ser feito com ética. 

Integou o Projeto Jovem Voluntário da Universidade de Fortaleza/CE, sendo voluntária do Hospital Albert Sabin desde o início do ano de 2007 até Agosto do mesmo ano, trabalhando na área de recreação e acolhimento do referido nosocômio.

Fez parte do projeto Florescer da Universidade de Fortaleza, trabalhando na sala de acolhimento do plantão psicológico no serviço de psicologia aplicada-SPA no NAMI, nas manhãs de sexta-feira, sendo supervisionada pelo professor Armando Sérgio. Participou do projeto de Setembro de 2008 a Janeiro de 2009. Atuando na área de clínica com acolhimento e triagem de pacientes para o plantão.

Estagiou como estágio curricular na Clinica da Universidade de Fortaleza no serviço de psicologia aplicada -SPA no NAMI, no período de 2009.1 a 2010.1, sendo 8 horas semanais incluindo atendimentos clínicos e supervisão teórica com o professor doutor Leonardo Danziato. Os atendimentos eram de psicoterapia individual na abordagem psicanalítica com adolescentes e adultos.  

Estagiou no CEREST-CE (Centro de referência em saúde do trabalhador) na área de psicóloga do trabalho durante o semestre de 2009.2. Atuando na área de diagnósticos no nexo causal entre a doença e o trabalho, encaminhamentos, triagens e atendimentos focais clínicos. Atuando diretamente na área de saúde mental do trabalho.

Estagiou no PAI- programa de ação integrada ao aposentado da SEPLAG, na área de psicologia educacional, durante o semestre de 2010.1 Atuando na área de psicologia escolar, focando na formação de profissionais para trabalharem com a educação para idosos, capacitando-os e os auxiliando na organização de sua didática e plano de aulas. Além de facilitar um grupo psicoeducativo sobre o envelhecimento. Atuando ainda diretamente com problemas específicos de alunos com dificuldades de aprendizagem ou socialização, intervindo tanto diretamente com o aluno como com o professor ou turma desse aluno.  


Trabalhou como psicóloga do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS de Itapipoca-CE. Trabalhando 16 horas semanais, prestando acolhimentos, orientações e encaminhamentos para crianças, jovens e idosos com direitos violados. Além de fazer visitas domiciliares, atendimentos psicológicos individuais e prestar apoio técnico a promotoria e ao poder judiciário, quando solicitados laudos ou pareceres.  Além de acompanhar e orientar os menores em comprimento de medidas socioeducativas, tanto em liberdade assistida como em prestação de serviço a comunidade.  Exerceu essa função em fevereiro de 2011 até setembro de 2011.


Trabalhou como psicóloga do Centro de referência assistência da mulher- CRAM de Itapipoca-CE. Trabalhando 16 horas semanais, prestando assistência, orientação, atendimentos psicológicos e encaminhamentos, para mulheres vítimas de violência.  Exerceu essa função em fevereiro de 2011 até setembro de 2011.

Trabalhou como psicologa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado. Atuando no setor de tráfico de seres humanos no posto avançado do aeroporto. Trabalhando com acolhimentos, orientação e encaminhamentos de imigrantes, deportados e não admitidos. Além de realizar atendimentos psicologicos individuis focais. .

Trabalhou, no período de 2012 até 2014, como professora substituta da Universidade Estadual do Ceará - UECE, no curso de Psicologia, lecionando as disciplinas: Dinâmica de Grupo, Relações inter-pessoais, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia do trabalho,  Psicologia Geral, Psicossomática, Psicomotricidade e Teorias técnicas e praticas I.  Além de atua na orientação de monografias do curso de psicologia e pedagogia. Atuando também no Serviço de Psicologia Aplicada- SPA, a clínica escola da UECE. No SPA, exercia a atividade de supervisionar os alunos da abordagem de psicanálise, além de ajudar a coordenação do SPA nas questões interna de organização e administração do serviço e efetuar treinamentos e seminários com os alunos da clínica.  

Trabalhou em 2014 de julho até dezembro ministrando aulas na Pós-graduação de Educação do Instituto Antônio Mesquita Parente - IAMP, no segundo sábado de cada mês.  As disciplinas de Tópicos especiais em psicanálise, A história da saúde mental, Psicologia do desenvolvimento, Psicopedagogia, Psicanálise com crianças e adolescente.

Em 2014 ainda participou orientando uma monografia no curso de pós graduação em psicologia organizacional da FA7. E participando de uma defesa de monografia na mesma instituição. 

Trabalha atualmente na clínica particular própria no shopping Avenida, desde 2010. Na clínica são realizadas consultorias, exames psicológicos, orientações e psicoterapia individual para criança, adolescente e adulto.  

Atualmente é professora substituta da Universidade Estadual do Ceará - UECE, no curso de Psicologia,