quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Psicologia da Aprendizagem: ( aula I Abordagem Tradicional)

Nota de Aula:

Abordagem Tradicional



O fenômeno educativo: é humano, histórico e multidimensional.

Mizukami(1986) estuda esse fenômeno em uma perspectiva histórica critica.  Nessa visão histórica das abordagens educativas, devemos contextualizar e debater criticamente seus aspectos fundamentais que constituem suas teorias.

Em cada abordagem se prioriza alguns aspectos do processo de ensino-aprendizagem. Desse modo é importante se atentar para a relação entre primado do sujeito, do objeto e a interação sujeito-objeto.

Cada teoria do conhecimento tem uma visão sobre essas relações que influenciam as abordagens educacionais:

O Empirismo foca no primado do objeto.  O conhecimento é copia do ambiente, que o homem incorpora.  O homem é visto como uma tabula rasa. Aquisição do conhecimento é exógena.

O Nativismo foca no primado do sujeito.  O importante é o sujeito, pois é ele que conhece, apreende.  Aquisição do conhecimento é endógeno.

O Interassionista: o conhecimento é uma construção continua. Foco na interação sujeito meio. A aquisição do conhecimento não é endógena nem exógena.



Abordagem Tradicional:

Não existe uma teoria direta na qual se baseia, mas de uma pratica ao longo da história do ensino.  (empirista, exógena e primado do objeto)

Objetivo desse ensino é conduzir o aluno para entrar em contato com as grandes realizações da humanidade. O Professor é primordial nessa condução do saber.

Homem: Adulto é um homem acabado, pois possui o conhecimento, já a criança é um adulto em miniatura que precisa ser atualizado. É um receptor passivo.

Mundo: A realidade é algo que será transmitido ao sujeito.

Sociedade-cultura: Educação bancaria.

Conhecimento: Inteligência é memória, armazenamento de dados.

Educação: é instrução, ter informações. Educação é vertical hierárquica.

Escola: transmitir informações.

Ensino-aprendizagem: Alunos são conduzidos pelo professor.

Professor-aluno: A relação professor aluno é vertical.

Metodologia: ensino pela transmissão do patrimônio cultural.

Avaliação: é realizada predominante visando a exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula.



Referência:

MIZUKAMI, Maria das Graças. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986

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