terça-feira, 3 de setembro de 2013

TTP I ( Aula 4 Entrevistas preliminares)


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: TTP I
PROFESSORA: CAMILA GUIMARÃES

 

 

ENTREVISTAS PRELIMINARES:

 

“É bem verdade que uma vida, uma análise,
 tem algo de romance.”
(Colette Soler)

 

Freud (2006) em o inicio do tratamento afirma que o paciente assim que chega a clinica, pouco se conhece do mesmo, por isso é preciso o aceitar apenas provisoriamente em um período de um ou duas semanas. Nesse tempo irá de fato se avaliar se o paciente tem demanda de analise ou não. Nesse ensaio de analise deve deixar o paciente bem livre e que fale quase todo o tempo, explicando ao mesmo apenas o necessário para que ele continue falando. Nesse momento entra em jogo o diagnostico para o início do tratamento.

 

Freud (1996) ao fim de seus estudos desenvolve os tipos libidinais, como forma de melhor compreender a organização do sujeito e facilitando o processo de diagnostico das estruturas e tipos clínicos. Os tipos libidinais não se resumem a tipos clínicos, apresentam uma maior variedade, contudo alguns tipos se aproximam mais de uma estrutura em detrimento a outra. Assim Freud (1996) conceitua três tipos principais de libido: erótico, obsessivo e narcísico. O primeiro erótico está mais ligado ao amor, tem forte aproximação com a histeria. Amar e ser amado, mas acima de tudo busca ser amado. Sendo subjugados pelo medo de perder o amar, se vendo muito dependentes do outro. No obsessivo predominantemente é marcado pelo superego que se dissocia do ego por uma forte tensão, temendo suas consciências. Tem uma dependência interna, conservando o sentido da civilidade do social, se aproxima da estrutura clinica da neurose, em especial da neurose obsessiva. Já o narcísico, ao contrario do obsessivo não apresenta fortes conflitos entre ego e superego, não necessita desse amor do erótico, o foco aqui é autopreservação, essa libido está correlacionada com a psicose.

 Referencias:

FREUD, S. O caso de Schreber, artigos sobre técnica e outros trabalho. Tradução José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago,2006

_______ Recordar, repetir e elaborar. Tradução Orizon Carneiro Muniz. Rio de janeiro: Imago, 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário