terça-feira, 14 de abril de 2015

Psicologia do desenvolvimento I ( Pedagogia) - Aula Pré-história da Criança

Nota de Aula:
Pré-história da Criança


O que é um filho?

“Um filho é, inicialmente, o desejo de um homem, o desejo de uma mulher e do encontro desses dois desejos nascerá um terceiro desejo, desejo de vida que vai encarnar no corpo do filho” (SZEJER ; STEWART. P.54)


A criança é construída enquanto sujeito (humanizada, com significações), antes mesmo do nascimento, no desejo de um  pai e uma mãe, desejos esses diferentes e muitas vezes conflitantes.  Esses desejos de ter um filho têm infinitas significações, as quais todas  incidem diretamente sobre o bebê, esse nasce carregando toda uma história antes mesmo do seu nascimento. Esses desejos é o que chamamos de banho de linguagem.
Esse banho não é consciente, mai inconsciente. Ele pre-existe antes do nascimento da crianças, e as vezes antes mesmo da concepção da criança.
A construção de um filho ( como significante, produzido por uma história, contexto, desejo, formador de um sujeito) não acontece pelo encontro de um ovulo e espermatozóide, mas antes de tudo pelo encontro de dois discurso carregado de significações de uma Mãe e de um Pai.
Desse modo: “A partir de todas essa palavras mais ou menos convergentes  e de todos esses não ditos, que se criam as bases das formações inconscientes, que se tornam depois conscientes, a partir das quais toda nova vida pode ser pensada.”( SZEJER ; STEWART. p.44)
Assim a criança já nasce carregando consigo fantasmas, histórias, mortos, e não ditos de seus pais, os quais a acompanharam ao longo da vida.
            Para se construir a pré-história de uma criança devemos nos fazer diversas indagações, e todas essas são pertinentes para se compreender a formação desse novo sujeito ( a criança).
Observar:
·         A história do casal e da família.
·         Tem irmão é  qual na seqüência?
·         Que criança deveria ser no imaginário dos pais?
·         Que filho os pais sonhavam em ter?
·         O filho é desejado ou negado?
·         Entre outras questões pertinentes.

Por pior que sejam os segredos devem ser ditos as crianças, mesmo sem os dizer sempre ecoam na criança. O dito tem o poder de estrutura a criança, acalenta e diminui a angustia do não saber, organiza assim um novo saber que irá acalmar a criança. Já o não-dito destrói, desorganizar, potencializa e gera angustia. É melhor dizer a criança as verdade que mascará-las.  
O desejo inconsciente é mais forte que todas as razões. Ele dilacera as razões, escapa e sempre é comunicado mesmo que silenciosamente, sendo constitutivo da historia de cada um.
Ter um filho implica em uma ambivalência. Para realizar esse desejo, implica na renuncia de outro. Nem sempre queremos pagar esse preço. A questão é qual desejo é maior!?

Referência:

SZEJER, Myruam; STEWART, Richard. Nove meses na Vida da Mulher. São Paulo: Casa do Psicólogo. P-43-81.


Um comentário:

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