sábado, 28 de março de 2015

Psicologia da Aprendizagem ( Ciencias biologicas) Aula II Abordagem cognitiva

Abordagem Cognitiva:
Camila Guimarães




Abordagem Cognitiva:
¢Cognitivista é aquele que investiga os processos centrais do individuo, tais como: organização do conhecimento, processamento de informações, estilo de pensamento, comportamentos relativos à tomada de decisão.

¢Essa abordagem se propõe a estuda cientificamente a aprendizagem.

¢É uma abordagem interassionista.  

¢Homem e Mundo:
¢Homem e mundo são observados conjuntamente em suas relações. Aonde o conhecimento é produto da relação e interação entre homem e objeto.

¢Inteligência: forma de coordenação da ação a uma nova situação.

¢Sociedade e cultura:
¢Enquanto o homem caminha em prol de chegar ao raciocínio hipotético-dedutivo a sociedade caminha para a democracia, implica a deliberação comum e responsabilidade pelas regras que os indivíduos seguiram. 

¢Para uma democracia é preciso um respeito mutuo ao outro, característico da autonomia.

Conhecimento:
¢Conhecimento resultado da interação sujeito objeto. O conhecimento é ativo. Conhecer algo é agir sobre e o transformar.

ØPara a aquisição do conhecimento tem dois estágios:
¢Exógeno: repetição, constatação e copia.
¢Endógeno: relações de combinações.

 
Educação:
¢O processo educacional deve proporcionar situações desequilibradoras para o aluno.
¢Escola:
¢ Diretrizes da escola construtivista: trabalho de grupo, conseguir alto interesse pela tarefa (seja de fato desequilibradora) e diretividade seqüencial que façam a criança operacionalizar as informações se esforçando para encontrar um equilíbrio.

¢Ensino- aprendizagem:
¢O ensino é a organização dos dados da experiência, de forma a promover um nível almejado de aprendizagem.

¢        Professor X Aluno:
¢O professor deve possibilitar um ambiente desafiador ao aluno, além de reciprocidade intelectual e cooperação
¢Avaliação:
 
¢A avaliação deve está implicada na teoria, ou seja, investigar quais processos o aluno realizou, como o fez, como anda seu esquema e desenvolvimento.
¢Referências:
¢MIZUKAMI, Maria das Graças. Ensino: as abordagens do processo.São Paulo: EPU, 1986. p . 59-84


Nota de Aula Desenvolvimento de Piaget:

·         Qual o objetivo da Teoria de Piaget?
A grande preocupação da teoria é desvendar os mecanismos processuais do pensamento do homem, desde o início da sua vida até a idade adulta.

Piaget sustenta que a gênese do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto.


·         O conceito de equilibração:
O conceito de equilibração torna-se especialmente marcante na teoria de Piaget, pois ele representa o fundamento que explica todo o processo do desenvolvimento humano. Trata-se de um fenômeno que tem, em sua essência, um caráter universal, já que é de igual ocorrência para todos os indivíduos da espécie humana, mas que pode sofrer variações em função de conteúdos culturais do meio em que o indivíduo está inserido.

O equilíbrio é o norte que o organismo almeja mas que paradoxalmente nunca alcança, haja vista que no processo de interação podem ocorrer desajustes do meio ambiente que rompem com o estado de equilíbrio do organismo, eliciando esforços para que a adaptação se restabeleça. Essa busca do organismo por novas formas de adaptação envolvem dois mecanismos que apesar de distintos são indissociáveis e que se complementam: a assimilação e a acomodação.
·         A assimilação:
Consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência. Representa um processo contínuo na medida em que o indivíduo está em constante atividade de interpretação da realidade que o rodeia e, conseqüentemente, tendo que se adaptar a ela. Como o processo de assimilação representa sempre uma tentativa de integração de aspectos experienciais aos esquemas previamente estruturados, ao entrar em contato com o objeto do conhecimento o indivíduo busca retirar dele as informações que lhe interessam deixando outras que não lhe são tão importantes, visando sempre a restabelecer a equilibração do organismo.
·         A acomodação:
Consiste na capacidade de modificação da estrutura mental antiga para dar conta de dominar um novo objeto do conhecimento. Quer dizer, a acomodação representa "o momento da ação do objeto sobre o sujeito"  emergindo, portanto, como o elemento complementar das interações sujeito-objeto.  Em síntese, toda experiência é assimilada a uma estrutura de idéias já existentes (esquemas) podendo provocar uma transformação nesses esquemas, ou seja, gerando um processo de acomodação.

·         Estágios do desenvolvimento:

Esquema é uma forma específica de organizar o pensamento. Existe quatro Esquemas bases de Piaget. Todas as pessoas passam por esses estágios, aonde para chegar no estágio avançado é necessário passar pelo anterior. Para se alcançar um outro esquema ou estágio é preciso:
Assimilação – acomodação (ocorrendo entre eles um desequilíbrio)

Cada estágio tem um período básico para cada esquema (normal) com faixa etárias, essas não são fixas podendo ter uma folga de 2 anos, que a pessoas estarão dentro da normalidade. Só depois desses dois anos a mais é problemática a situação.


·         Desenvolvimento Cognitivo:

1-      Sensório motor: (0-2)
Reflexo-reação
Conservação do objeto
Olhar na direção do som

Nota:
Forma da criança pensar não é linguística, não é uma forma elaborada de raciocínio, sim física. Organizar o que cheira, sente e o motor. Percebe a realidade e agi fisicamente sobre a realidade. Não modifica muito o meio, posição passiva. Atua no reflexo e reação. Só entra no esquema o que ela percebe ou agi sobre a coisa. Se não ver o objeto (não encaixa no esquema) Olha na direção do objeto -> está aprendendo isso.

2-      Pré-operatório: (2-7)
Realismo nominal
Egocentrismo
Animismo
Conservação de sólido e líquido.
Seriação (5 anos)
Classificação (7 anos)

Notas:
Mais complexo. Operatório é no sentido de ação, pré-ação. Quando tudo aqui for alcançado vai está na operações concretas. Esse é o estágio pré-manipulatorio.
A linguagem é presa ao objeto. A palavra tem direção direta com a realidade, realidade ao nome das coisas, não crê que possa existir só no simbólico.

Egocentrismo (ela é o centro do mundo, sempre sua referencia)

Animismo ( alma) atribui vida a coisas que não tem. “A cadeira é má.”

Aprende a conservação do sólido e líquido: não percebe antes que a quantidade não muda com a modificação da forma. Não depende da forma. Aprende que se conserva a quantidade.

Não entende a seriação ( contar os números) só com 5 anos. Já a classificação com 7 anos, as coisas pertencem a grupos.

Ao aprender tudo isso a criança passa de estagio.  

3-      Operações concretas: (7-12)
Classes e subclasses
Relação

Notas:
A divisão de classes em outras pequenas classes se dá nesse nível. Fazer operações mentais sobre objetos, dês que esses sejam minimamente concertos. Trabalha com pasta e subpastas. Estabelece relações entre elas.
Tem de ter relação direta e concreta com a realidade, tem de visualizar.

4-      Operações formais: (12- …)
Raciocínio hipotético-dedutivo
Formas X conteúdo.

Notas:
A forma prevalece sobre o conteúdo. Não precisa do auxílio da realidade. Questiona a forma do argumento e não a veracidade dos fatos.
Ciência se encaixa aqui com o raciocínio hipotético-dedutivo Você pensa no se (hipótese) como se fosse verdade e não na realidade. Raciocínio sobre o raciocínio e não sobre a realidade.


·         Desenvolvimento Moral:

1-Anomia:
Ausência de lei, ocorre no sensório motor. Ocorre também no egocentrismo não ver o ponto de vista do outro, porque não os ver.

2-Heteronomia:
Segue a lei do outro, não cria a lei, não produz, mas a segue. Ou seja, não entende o principio só as lei, por isso não produz. Para produzir a lei tem de está na fase de operações formais. Nesse estágio não ver o por trás da lei, o que a sustenta e regula.

3-Autonomia:
Você faz a lei. Ocorre nas operações formais, entende os princípios que regem as leis e você se regula e as cria.  Só 1/3 das pessoas chegam a pensar assim no ocidente. Na autonomia sabe fazer a regra, não precisa que lhe der regras.




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