sábado, 28 de março de 2015

Psicologia da Aprendizagem ( Cicencias biologicas e Psicologia) Aula I Abordagem Tradicional

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
PROFESSORA: CAMILA GUIMARÃES

Nota de Aula:
Abordagem Tradicional


O fenômeno educativo: é humano, histórico e multidimensional.
Mizukami(1986) estuda esse fenômeno em uma perspectiva histórica critica.  Nessa visão histórica das abordagens educativas, devemos contextualizar e debater criticamente seus aspectos fundamentais que constituem suas teorias.
Em cada abordagem se prioriza alguns aspectos do processo de ensino-aprendizagem. Desse modo é importante se atentar para a relação entre primado do sujeito, do objeto e a interação sujeito-objeto.
Cada teoria do conhecimento tem uma visão sobre essas relações que influenciam as abordagens educacionais:
O Empirismo foca no primado do objeto.  O conhecimento é copia do ambiente, que o homem incorpora.  O homem é visto como uma tabula rasa. Aquisição do conhecimento é exógena.
O Nativismo foca no primado do sujeito.  O importante é o sujeito, pois é ele que conhece, apreende.  Aquisição do conhecimento é endógeno.
O Interassionista: o conhecimento é uma construção continua. Foco na interação sujeito meio. A aquisição do conhecimento não é endógena nem exógena.

Abordagem Tradicional:

Não existe uma teoria direta na qual se baseia, mas de uma pratica ao longo da história do ensino.  (empirista, exógena e primado do objeto)
Objetivo desse ensino é conduzir o aluno para entrar em contato com as grandes realizações da humanidade. O Professor é primordial nessa condução do saber.
Homem: Adulto é um homem acabado, pois possui o conhecimento, já a criança é um adulto em miniatura que precisa ser atualizado. É um receptor passivo.
Mundo: A realidade é algo que será transmitido ao sujeito.
Sociedade-cultura: Educação bancaria.
Conhecimento: Inteligência é memória, armazenamento de dados.
Educação: é instrução, ter informações. Educação é vertical hierárquica.
Escola: transmitir informações.
Ensino-aprendizagem: Alunos são conduzidos pelo professor.
Professor-aluno: A relação professor aluno é vertical.
Metodologia: ensino pela transmissão do patrimônio cultural.
Avaliação: é realizada predominante visando a exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula.

Referência:

MIZUKAMI, Maria das Graças. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986

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