sábado, 28 de março de 2015

Psicologia do Desenvolvimento (Educação Fisica / Pedagogia) Aula I Teorias do desenvolvimento

Teorias do desenvolvimento
 Prof. Camila Guimarães

¢Teoria:

¢Sistema coerente de conceitos logicamente co-relacionados que organizam uma pratica.

¢Teorias do Desenvolvimento humano, organizam as transformações do ser humano.
¢Três aspecto estudados nas teorias:
¢A importância do ambiente ou da hereditariedade.

¢Sujeito: Ativo- Passivo.

¢Desenvolvimento continuo ou em etapas. 

¢Mecanicismo:
¢Sujeito passivo.

¢Estímulos determina o homem.
¢Organismica:
¢Sujeito Ativo ( domina seu crescimento, controla estímulos)

¢Motivação interna em busca do crescimento.

¢Ambiente não causa desenvolvimento, mas pode agilizar.
¢Perspectiva psicanalítica: ( Freud)
¢Perturbações emocionais vem de traumas não exprimidos.

¢O desenvolvimento é psicosexual. Aqui se trata da maturação da personalidade.

¢Sujeito constantemente em relação com o Outro.

¢Sujeito ativo não é pré-determinado, porém o meio também é importante.
¢Fase de estruturação da personalidade e formação do EU : oral, anal, fálica. 

¢Erik Erikson:
¢Desenvolvimento psicossocial. Maior importância aos fatores sociais na relação que estrutura o Eu.

¢Discípulo de Freud.

¢Organiza essa estruturação ao longo da vida do ser humano em fases de crises. São oito estágios.

¢Criseà momento de conflite entre dois pólos ambivalentes. Um positivo outro negativo.   

Perspectiva da Aprendizagem:

¢Comportamento observável.

¢Desenvolvimento é produto da aprendizagem.

¢Aprendizagem é uma modificação do comportamento com uma experiência ou adaptação ao meio.
¢Behaviorismo:
¢ Fundador Watson. ( metodológico)

¢Comportamento clássico:

¢S à R

¢Skinner inovador com o Radical.

¢Comportamento operante:

¢SàCà R

¢Reforços : aumenta a freqüência de um comportamento.

¢Positivo. ( conseqüência positiva)
¢Negativo. ( retirada de estimulo aversivo)

¢Punição e extinção: diminui a freqüência de um comportamento

¢Extinção: retirada da conseqüência reforçadora.
¢Punição: apresenta um estimulo aversivo.

¢Sociocognitiva:
¢Fundador Bandura.

¢Outra perspectiva do comportamento. Existe o organismo.
¢Organismo ativo: cria e altera o ambiente.

¢Animal e homem diferentes.

¢Aprende por imitação de modelos.

¢Perspectiva humanista:
¢1950-60.
¢Maslow e Rogers.
¢Ser humano em constante transformação, livre e sem amarras, seja do meio ou de fantasmas inconscientes.
¢Homem vir-à-ser

¢Desenvolvimento ativo e continuo.

¢Importante valores, sentimentos e esperanças.

¢Perspectiva Cognitiva

¢Preocupa-se com os processos de pensamentos e com o comportamento que reflete tais processos.

¢Principal ponto ao estágios cognitivos de Piaget.

¢A teoria construtivista vê o indivíduo como criador do seu próprio conhecimento, ao processar a informação obtida pela experiência.
¢Teoria dos Estágios Cognitivos de Jean Piaget.
¢Foco nos Processos mentais.

¢Seres ativos com seus impulsos internos atualizando seu esquema.

¢Desenvolvimento cognitivo como produto dos esforços das criança para atuar no mundo.

¢Método clínico: observação de crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário