segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Psicologia da Aprendizagem Aula III (A influência da abordagem comportamental na educação)

Nota de aula: A influência da abordagem comportamental na educação.



Para Skinner a educação é uma agência que responde por estabelecer comportamentos que vão ser vantajosos para essa pessoa ou para outros em um momento futuro. Tem a função de controle de comportamentos dos indivíduos, além da aquisição de um repertório comportamental que garantirá sua sobrevivência e da cultura.

A instituição educacional deve fornecer uma formação que lhe garanta o acesso aos conhecimentos socialmente acumulados, além de aquisição dos comportamentos de autogoverno, capacitando a atuar em novas contingências com flexibilidade.

Skinner tem uma visão não mentalista de ensino, tendo assim uma concepção de manejo e planejamento de contingências.  Os problemas de aprendizagem não mais se focalizam em traços cognitivos do aluno, mas nas contingências ambientais em que ele está inserido.

Contributo da abordagem comportamental ao processo educacional:
·         Maior rigor e eficácia, ao definir os passos de intervenção.
·        Utilização de reforços na aquisição e extinção dos comportamentos. 
·        Os reforços positivos e negativos acompanham a ação,
·        Já a punição vem posterior a ação.
·        Modelagem é o ensino gradual da resposta desejada reforçando as sucessivas aproximações á conduta final.
·        Para Skinner os eventos privados não tem a dimensão de causa do comportamento humano.
·        O foco na abordagem comportamental é na interação do aluno com o meio ambiente.
·        A recompensa na escola com premiações deve ser usada com cautela, em princípio ajuda na aprendizagem, porém se utilizado de formas indevidas pode levar a obediência cega, diminuindo a criatividade e elevando um ambiente de competitividade, e graves frustrações se não alcançar essas premiações.  

Na visão comportamental: “Dizemos que uma criança tem hábitos de estudo adequados quando ela emite uma classe de respostas acadêmicas, que se repetem num dado contexto, de modo estável e que resultem num produto comportamental que torna possível medir o resultado do processo de aprendizagem” (HÜBNER e MARINOTTI,2004)
Intervenções na promoção dos hábitos adequados de estudo:
·        Fazer a atividade da escola primeiro e logo depois de seu termino fazer algo que goste muito
·        Fazer essas atividades escolares no mesmo local e hora do dia.
·        Dar intervalos entre uma etapa concluída da atividade e inicio de uma nova.
·        Fazer primeiro as mais difíceis tarefas .
·        Fazer um planejamento das atividades de rotina e estudo.
·        A criança deve partir do seu repertorio aprendido para aprender um novo comportamento, quando a criança efetua um produto dos comportamentos que fazem parte da classe de estudar adequadamente se teve fornecer reforços positivos e verbalizar desafios para essa criança de estimulo a esses comportamentos.
·        Pais e professores que focam o mal comportamento, os castigando e dando punições, os desvalorizando, como sendo eles culpados pelo baixo desempenho exclusivamente, favorece a construção de autoconceito negativo nessas crianças.
·        Facilidade de seguir regras quando a conseqüência é carinho, reforça a responsabilidade da criança. Estabelecer direitos e deveres.

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