quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Psicologia do desenvolvimento II ( Filmes para 4 tema da avaliação)

Filmes para quem escolher o 4 tema da avaliação:

Sobre a sexualidade infantil :

Onde vivem os mostros:

Um dos melhores filme para trabalhar a questão do desenvolvimento infantil, conta a história de como uma criança ver sua mãe e irmãos. Trabalha as fases oral, anal e falica. A Relação mãe bebê como completude, tem a cena de ser devorado pela mãe. Fala da separação da criança com a mãe e agressividade. Complexo de édipo e castração.

Minha vida cor de rosa:

Conta a história de um menino que diz que é uma menina, brinca de boneca, usa cabelo grande e vestido. E tem toda uma teoria sobre a diferença sexual de ele ser assim diferente.
Também um filme maravilhoso que trabalha bem a questão do desenvolvimento psicosexual de Freud, relação familiar e sobre tudo desejos e complexo de Édipo. E o feminino

Sobre a sexualidade na puberdade:

La Luna:

Cantora americana de ópera viaja com seu filho adolescente Joe para uma longa turnê na Itália. Absorvida por seu trabalho, Caterina choca-se com a descoberta de que seu problemático e solitário filho está viciado em heroína. Seu desespero em ajudar a curar seu filho resulta numa relação incestuosa entre eles e, além disso, na possibilidade de um reencontro dele com seu pai verdadeiro, cuja existência ela sempre manteve em segredo.

Fala sobre complexo de Édipo e castração no menino. Além da Puberdade, crise de identidade, retorno das pulsões auto-eroticas.


O Arco:

Em um barco de pesca no mar, um homem de 60 anos tem criado uma menina desde que ela era um bebê. O combinado é que eles se casariam quando ela completasse 17 anos, e falta apenas um ano para isso. Eles vivem uma existência tranqüila e reclusa, rezando e alugando o barco para pescadores, até que suas vidas são alteradas com o embarque de um estudante adolescente. Nesse momento vem o aflorar a vergonha da moça junto com a descoberta da sexualidade e o desejo de liberdade. Presa entre o deve e o novo.

Varias questão da adolescência é trabalho nesse filme, muito bom, poético, além do complexo de Édipo e da relação incestuosa, que espiritualmente acontece em vias de fato. Recomendo muito esse filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário