segunda-feira, 17 de setembro de 2012

psicologia da aprendizagem aula IV: (Questionário:)

Prof: Camila Guimarães
Disciplina: psicologia da aprendizagem

Questionário:

1-O que significa o primado do objeto?
2-Qual a base do conhecimento? Em que ele consiste?
 3-O que é ciência?
4- Em poucas palavras explique o que é analise funcional do comportamento?
5-No modelo comportamental do ensino que elementos são valorizados e que elementos são desprezados?
6-Defina ensino para a abordagem comportamentalista?
 7-Defina a concepção de homem da abordagem comportamentalista?  Relacione a idéia de liberdade, ciência, auto-controle e seleção.
8- O que são contingências de reforço?

9- Explique porque a noção de mérito pessoal é incompatível com a psicologia comportamental?
10- O que preocupou Skinner e o que não o preocupou em relação ao processo de aprendizagem?
11- Explique a relação entre ontogênese e filogênese da inteligência? 
12-Qual o objetivo do sistema educacional?
13- Explique “o objetivo último da educação é que os indivíduos sejam os próprios dispensadores dos reforços que elicitam seus comportamento”(p. 28)
14- Qual a função da escola?
15- Qual a critica do Skinner fez à escola existente?

16- Defina a aprendizagem para os comportamentalistas. Use suas palavras.
17- O que é ensino?
18- O que dificulta o planejamento de situações adequadas de ensino-aprendizagem?
19- O que são e qual a importância dos comportamentos auto-gerados dentro do processo de ensino-aprendizagem?

20- Para analise do comportamento, apesar de não existir modelos, ou sistemas, idéias de instrução, alguns elementos devem ser sempre levados em consideração. Quais?
21- Para Skinner qualquer comportamento pode ter seu ensino planejado. Qual o único pré-requisito?
22- O que garante a aprendizagem?

23- Qual a responsabilidade do professor na abordagem?
24- Que aspecto da abordagem comportamental a leva a valorizar a individualização do ensino?
25- Por que a analise do comportamento enfatiza a individualização do ensino?
26- Ao invés de buscar explicar porque o aluno aprende, Skinner se preocupou com o que?
           
27- Qual o principio que caracteriza a instrução programada?
28- Qual a justificativa da avaliação no inicio e no final do processo de ensino-aprendizagem?
29- Explique: “a avaliação surgi como parte integrante das próprias condições para a  ocorrência da aprendizagem.” (p. 35)

 30- Aponte uma semelhança e uma diferença entre a abordagem tradicional e comportamental?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário