quarta-feira, 6 de março de 2013

Psicologia do desenvolvimento II ( Aula I- Teorias)



Nota de Aula:


¢Sistema coerente de conceitos logicamente co-relacionados que organizam uma pratica.

¢Teorias do Desenvolvimento humano, organizam as transformações do ser humano.
Três aspecto estudados nas teorias:


¢A importância do ambiente ou da hereditariedade.
¢Sujeito: Ativo- Passivo.
¢Desenvolvimento continuo ou em etapas. 

Mecanicismo:

¢Sujeito passivo.
¢Estímulos determina o homem.

Organismica:

¢Sujeito Ativo ( domina seu crescimento, controla estímulos)
¢Motivação interna em busca do crescimento.
¢Ambiente não causa desenvolvimento, mas pode agilizar.

Perspectiva psicanalítica: ( Freud)


¢Perturbações emocionais vem de traumas não exprimidos.
¢O desenvolvimento é psicosexual. Aqui se trata da maturação da personalidade.
¢Sujeito constantemente em relação com o Outro.
¢Sujeito ativo não é pré-determinado, porém o meio também é importante.
¢Fase de estruturação da personalidade e formação do EU : oral, anal, fálica. 

Erik Erikson:


¢Desenvolvimento psicossocial. Maior importância aos fatores sociais na relação que estrutura o Eu.
¢Discípulo de Freud.
¢Organiza essa estruturação ao longo da vida do ser humano em fases de crises. São oito estágios.
¢Crise---> momento de conflite entre dois pólos ambivalentes. Um positivo outro negativo.   

Perspectiva da Aprendizagem:

¢Comportamento observável.
¢Desenvolvimento é produto da aprendizagem.
¢Aprendizagem é uma modificação do comportamento com uma experiência ou adaptação ao meio.

Behaviorismo:

¢ Fundador Watson. ( metodológico)
¢Comportamento clássico:
¢S -> R
¢Skinner inovador com o Radical.
¢Comportamento operante:
¢S->C->R
¢Reforços : aumenta a freqüência de um comportamento.
¢Positivo. ( conseqüência positiva)
¢Negativo. ( retirada de estimulo aversivo)
¢Punição e extinção: diminui a freqüência de um comportamento
¢Extinção: retirada da conseqüência reforçadora.
¢Punição: apresenta um estimulo aversivo.

Sociocognitiva:

¢Fundador Bandura.
¢Outra perspectiva do comportamento. Existe o organismo.
¢Organismo ativo: cria e altera o ambiente.
¢Animal e homem diferentes.
  Aprende por imitação de modelos


Perspectiva humanista:

¢1950-60.
¢Maslow e Rogers.
¢Ser humano em constante transformação, livre e sem amarras, seja do meio ou de fantasmas inconscientes.
¢Homem vir-à-ser
¢Desenvolvimento ativo e continuo.
¢Importante valores, sentimentos e esperanças.


Perspectiva Cognitiva:

¢Preocupa-se com os processos de pensamentos e com o comportamento que reflete tais processos.
¢Principal ponto ao estágios cognitivos de Piaget.
¢A teoria construtivista vê o indivíduo como criador do seu próprio conhecimento, ao processar a informação obtida pela experiência.

Teoria dos Estágios Cognitivos de Jean Piaget:

¢Foco nos Processos mentais.
¢Seres ativos com seus impulsos internos atualizando seu esquema.
¢Desenvolvimento cognitivo como produto dos esforços das criança para atuar no mundo.
¢Método clínico: observação de crianças.

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