sábado, 23 de março de 2013

Psicologia do Desenvolvimento (sexualidade infantil)



Nota de Aula:
Sexualidade infantil




Fase Oral:
 “A boca enorme engole
E suga
E chupa até a raiz
Sente na garganta
Respira fundo
Língua aflita
Lambe.” (FARIA,1990)


Fase Anal:

   
“Pior que parar em porta de puteiro
É parar em cima de um bueiro
Eu não sei por que parei
Foi começando assim que eu me ferrei.”
(Keyla Boaventura e Kênya Boaventura)


“Eu não sabia seque que cidade era
aquela.[…]
E logo eu também estava
perdido.
Caminhei a esmo, era a
manhã de uma quarta-feira e eu podia
ver o oceano ao sul.[…]
A merda estava preste a escorrer
para fora de mim.
Segui em direção ao
mar.”
(Charles Bukowski)






Fase Genital:
“É o mesmo que antes
Ou que da outra vez
Ou da vez anterior a essa.
Eis um pau
E eis uma boceta
E eis um problema.
A cada vez
Você pensa
Bem eu aprendi desta vez.”
(Charles Bukowski)

Sexualidade humana é perversa polimofica.

Sexual é diferente de erótico.
Erótico que é o mesmo que genital.
Logo sexualidade é o mesmo que desejo, linguagem e libido.

Descobertas de Freud:
  • A vida sexual existe na infância.
  • Sexual é diferente de genital.
  • Vida sexual é diferente de reprodução
  • Todo o corpo é sexualizado.
  • Amnésia infantil.
OBS: Para o Ser biológico passar a Ser Social é preciso o banho de linguagem, que venha recair sobre o sujeito a pulsão sexual, o desejo.

Zonas Erógenas:
  • 1º Oral : Boca - Sugar.
Peito - Mamadeira ( Objetos de amor)
  • 2º Anal:
Merda ( Objeto de amor)
  • 3º Falica:
Descoberta do genital.
Aqui ocorrem os complexos de Édipo e castração.
Falo é diferente de pênis.
Acontece a angustia da castração, ou seja, da perda.


Referência Bibliográfica:
BUKOWSKI, Charles. O amor é um cão dos diabos. Porto Alegre: L&PM, 2007.
FARIA, Álvaro Alves de. Lindas mulheres mortas. São Paulo: Traço, 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário