sexta-feira, 15 de março de 2013

Psicologia do Desenvolvimento( Lista de Romances)

Lista de Romances para avaliação final



A Paixão de A.
(Alessandro Baricco)

Turim, anos 1970. Quatro adolescentes de dezesseis, dezessete anos, levam uma vida de classe média, pacata e sem sobressaltos. Todos são católicos, tocam numa banda de paróquia e fazem trabalho voluntário em um hospital da cidade. É quando aparece Andre, jovem rica, fascinante, desinibida, que reduz a pó a estabilidade do grupo de amigos.

Seduzidos pela beleza da garota e pelo mundo completamente diferente no qual ela se move, os quatro amigos aos poucos vão se abrindo para experiências antes impensáveis, o que colocará em xeque suas convicções mais arraigadas, a começar pela fé. Tudo se precipita de modo muito veloz e, a partir de certo ponto, cada um deles seguirá seu rumo - um caminho necessariamente solitário e doloroso, mas t
também cheio de prazer.

A história é narrada por um dos rapazes, protagonista anônimo que registra o desmantelamento da infância quase edênica e a passagem para a vida adulta, feita de incertezas e sofrimento. A descoberta da sexualidade vem acompanhada do mergulho nas drogas, na violência, no suicídio, e a antiga imobilidade cede ao movimento da angústia.

Trecho do Romance:
http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/12957.pdf





Clarissa 
(Érico Veríssimo)



Clarissa vem de uma cidadezinha do interior para estudar na capital, Porto Alegre, onde mora na pensão de tia Eufrasina. Com os olhos voltados para o futuro, Clarissa é o contraponto de Amaro, outro morador da pensão, músico malsucedido preso a sonhos passados que o presente recusa-se a concretizar. 

Através do olhar de uma adolescente alegre e otimista, Erico Verissimo revela não só a realidade de uma pensão pequeno-burguesa, mas também a situação do Brasil e do mundo na década de 30, com todo seu deslumbramento e iniqüidade.


Romance inteiro em pdf:

http://www.scribd.com/doc/3102072/livrosparatodos-net-Erico-Verissimo-Clarissa-doc



Musica ao Longe
(Érico Veríssimo)



Os Albuquerques orgulham-se de terem recepcionado o imperador D. Pedro II numa suposta visita do monarca ao município; de terem sido donos da maior estância das redondezas e de terem servido como benfeitores da população. Mas na década de 30, atolados em dívidas, lutam para não perder o último casarão familiar.

Toda a cena é descrita por meio do olhar a um só tempo inquisidor e ingênuo da professora Clarissa, personagem que surgiu dois anos antes em romance de mesmo nome. A jovem não compreende o primo Vasco, um tipo rebelde que vive às turras com a família. E não percebe que o primo representa o amor ainda informe, que, segundo um poeta que ela aprecia, "tem o encanto fugidio e misterioso de uma música ao longe"...

Escrito em apenas vinte dias para concorrer ao Prêmio Machado de Assis, que ganhou junto com o romance Os ratos, de Dyonelio Machado, Marafa, de Marques Rebello, e Totônio Pacheco, de João Alphonsus, Música ao longe é uma prova não só do amplo talento de prosador de Erico Verissimo, como de sua atenção para as transformações por que passava o país.


Trecho do Romance:
http://www.companhiadasletras.com.br/trecho.php?codigo=12041


O homem Proibido 
(Nelson Rodrigues )


Neste livro, depois do suicídio da mãe e do abandono do pai, Joyce ganha uma nova casa e uma nova irmã. Mas o aparecimento de um charmoso médico estremece o relacionamento entre as duas moças. Essa obra foi escrita originalmente sob o pseudônimo de Suzana Flag, em 1951.


Romance completo no site:
http://translate.googleusercontent.com/translate_c?anno=2&depth=2&rurl=translate.google.com&sl=en&tl=pt&twu=1&u=http://www.misteriosdocotidiano.com.br/materias/download-do-livro-free-homem-proibido-o-nelson-rodrigues-ebook-online-pdf/&usg=ALkJrhgECmiTxdiGQSqid8NiOGgZnvRHPQ


Novela do Romance:
http://www.youtube.com/watch?v=5H_EAWUVcm8


Diva
(Jose de Alencar)

Diva é um romance urbano. Nele a heroína Emília, bela e rica, filha mimada de um capitalista carioca fica dividida e confusa frente ao amor de Augusto. Diva narra a história de Emília Duarte. O narrador, em primeira pessoa, é o homem que a ama, Augusto Amaral. Emília é uma adolescente muito retraída e tem aversão a que estranhos a toquem. Uma enfermidade a leva quase à morte. É chamado um médico recém-formado, colega de seu irmão, Dr. Augusto Amaral. Augusto dedica-se a Emília, mas ela se recusa a ser tocada e não o deixa sequer entrar no quarto. Apesar de tudo, Augusto consegue salvar a moça, o que faz com que ela o odeie, temendo que ele exija sua amizade como recompensa. Seguem-se várias discussões e brigas entre os dois, onde se revela o caráter de Emília, extremamente instável e voluntariosa. Os dois ficam assim presos em jogos de amor, amizade e desprezo que são por vezes infantis e outras humilhantes. Augusto se declara, Emília diz não o amar.
 Augusto acaba apaixonando-se por Emília, mas as atitudes dela são tão incertas que acabam por levá-lo ao desespero. Ao final, tudo se reequilibra e termina bem, quando Emília revela seu amor pelo médico. Eles vivem felizes para sempr

Romance completo:
http://www3.universia.com.br/conteudo/livros/Diva.pdf


100 escovadas antes de dormir
(Melissa Panarello)

Para quem se interessar por uma leitura mais pesada e uma adolescência bem complicada é um bom romance tem o filme com o mesmo nome do romance. 

Para Melissa, adolescente de 15 anos da pequena cidade italiana de Catânia, na
Sicília, tudo começa com a sua primeira vez. É nesse momento que ela entende, ou tem
a ilusão de entender, que os homens não estão interessados na essência de uma mulher,
nem são capazes de amar prescindindo da carne. Assim, Melissa passa a oferecer o
próprio corpo a quem quer que o peça, entregando-se esperançosa de que alguém, ao
olhá-la nos olhos, perceba sua sede de amor.

A protagonista do livro se entrega aos excessos carnais como se desejasse,
através deles, transcender o corpo. Orgias regadas a drogas, sadomasoquismo,
homossexualismo: nada detém sua curiosidade, mas seu prazer é tingido de repulsa e
insegurança. Antes de dormir, Melissa escova cem vezes os longos cabelos, num ritual
de purificação quase infantil que constitui, para o leitor, o único lembrete de que se
trata, afinal, de uma menina.

Romance completo:
http://www.suaaltezaogato.com.br/arq/Estante%20de%20Madeira/Melissa_Panarello_(100_Escovadas_Antes_de_Ir_para_a_Cama).pdf





Nenhum comentário:

Postar um comentário