terça-feira, 20 de agosto de 2013

Clínica psicossomática (aula II-corpo no medievo)


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE HUMANIDADES
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: CLINICA PSICOSSOMÁTICA.
PROFESSORA: CAMILA GUIMARÃES
CRP 11-06163

 

Nota de Aula:

O corpo no medievo

 
“Cada entidade singular tem sua própria história individual
 e seus peculiaridades”
(Elias)
 

 

Segundo Rodrigues (1999), na idade média não existia uma separação dos corpos, não existindo uma dicotomia entre corpo e mente. Os quartos eram coletivos, e a parte mais importante da casa era a sala onde se recebiam as visitas, acolhendo e dando abrigo aos viajantes. Não existia uma diferenciação entre o público e o privado, a vida acontecia nas ruas de forma coletiva. Podemos observar que durante a idade média não existiam sepulturas individuais, os mortos eram enterrado em uma vala comum. Desse modo, não era possível conceber um corpo individual, privado no universo medieval, o corpo era social e público.  Não tinha essa dimensão de intimidade, que só surgiu com o capitalismo. Tudo era público, os corpos se comunicavam e não se separavam, todos juntos comiam, se vestiam, dormiam e defecavam, postos que toda ação é pública.

 

Na população medieval era constante a troca de contatos e substâncias, de gestos em demasia, abraços e beijos. O corpo era da desmesura, da liberdade de ação, da expansão, misturado e compartilhado com outros corpos e animais. Existia uma grande proximidade entre homens.  Era um corpo de orifícios e liberdade, de sons e gases. Era um corpo que falava e não era contido.  Assim, segundos Rodrigues (1999), a ideia de indivíduo e de privacidade é uma construção histórica.

REFERÊNCIAS:

ARIÉS, Philippe e CHARTIER, Roger.(1991) (org) História da vida privada: da renascença ao século das luzes. (H, Feist trad) São Paulo: Companhia das letras.

CRESPO, J. (1990) A história do corpo. Lisboa: Difel.

ELIAS, N. (1994) A sociedade dos indivíduos.  (V. Ribairo trad) Rio de Janiero: Jorge Zahar.

RODRIGUES, J. C.(1999) O corpo na história. Rio de Janeiro: Fiocruz.

VIGARELLO, G.(2006) História da Beleza: o corpo e a arte de se embelezar do renascimento aos dias de hoje. Rio de Janeiro: Ediouro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário