terça-feira, 13 de agosto de 2013

CLINICA PSICOSSOMÁTICA (aula I)


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE
CENTRO DE HUMANIDADES – CH
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA CLINICA PSICOSSOMÁTICA
PROFESSORA CAMILA GUIMARÃES

 

NOTA DE AULA:

 
Matosinho, 8-11-1930

Paizinho,

Não te apoquentes com minha má saúde crónica. Estou a ver que pode viver só com pele e o ossos, que é já só o que tenho. Agora é o que foi sempre: o fígado, a barriga e os nervos. Não como nada, não durmo quase nada. Tenho dias que mal posso engolir uma chávena de leite, porque tudo me faz diarreias e dores de barriga. Estas tripas é que hão de acabar comigo, já há muito que eu o sei.

Não vou a Lisboa , como tencionava ir, por causa do estado que ando, não é estado de uma pessoa sair de casa, a não ser para o hospital ou cemitério, que ainda era melhor.

O meu livro creio que é desta que aparece, lá pra o natal. Ninguém fala de mim nem é preciso, tomara eu que me deixem em paz, está descansando: nenhuma delas vale o que eu valho, é esta a consolação que me resta. Se eu tivesse saúde e dinheiro e andasse, como elas andam, a aparecer em toda a parte e a receber em suas casas toda a gente influente nos jornais, já falavam de mim porque isto é assim: que não aparece, esquece. Obrigada pelas sedas, que são realmente lindas. Dá sempre notícias à tua filha, que te quer de todo coração.


Bela.

 

REFERÊNCIAS:

ESPANCA, Florbela. Cartas(1923-1930). Lisboa: Dom Quixote, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário